O acadêmico Daniel Soares Lopes, do 6º Termo do curso de Engenharia da Computação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, participou da IV Jornada de Aplicações Médicas de Fractais, Caos e Complexidade, organizada pelo Hospital Estadual de Bauru. O evento foi realizado em 15 de outubro.

Na oportunidade, ele apresentou a palestra intitulada Estudo de algoritmos computacionais e processamento digital de imagens dedicado à analise da não linearidade e complexidade morfológica dos tumores de pele. O tema faz parte da pesquisa de Iniciação Científica realizada por Daniel, que estuda o desenvolvimento de algoritmos matemáticos para análise de imagens dermatoscópicas de tumores de pele, visando à otimização do diagnóstico do melanoma maligno, que é um tipo de câncer de pele altamente maligno, agressivo e letal. A pesquisa pretende auxiliar os especialistas em cânceres de pele na interpretação das lesões cutâneas, agilizando o atendimento aos doentes, e assim poder beneficiar aqueles pacientes que necessitam do tratamento adequado para este tipo de doença.

A pesquisa é orientada pelo Prof. Dr. Marco Antônio Rodrigues Fernandes, docente do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO de Araçatuba, que também idealizou o projeto. Os trabalhos contam ainda com o suporte clínico do Prof. Dr. Helio Amante Miot, médico dermatologista daquela Universidade. Além de Daniel, também participam dos trabalhos os estudantes Flávio Henrique da Silva e Matheus Ferreira Bonfim, ambos do curso de Engenharia da Computação.

O melanoma maligno (MM) caracteriza-se pelo seu comportamento caótico, sem padrão definido e de difícil diagnóstico, que normalmente se dá pela Regra do ABCD, definida pela sua assimetria, apresentando bordas irregulares, coloração diferenciada e dimensões dos diâmetros. Na maioria dos casos, a confirmação da doença se dá já em estado avançado e comprometido por metástases em diversos órgãos, inviabilizando o tratamento e provocando a morte do paciente. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCa), ainda para 2010 havia a previsão de ocorrência de 5.930 novos casos deste tipo de câncer no Brasil.

Durante o evento, diversos especialistas, tais como físicos, médicos e engenheiros apresentaram novas informações e conhecimentos sobre as aplicações da Teoria dos Fractais, que vem se mostrando como importante ferramenta para a compreensão dos fenômenos biológicos e orgânicos, auxiliando principalmente os profissionais em suas condutas clínicas.

Segundo o Prof. Marco Fernandes, eventos que discutem teorias científicas que visem a auxiliar na compreensão dos fenômenos tendem a fomentar pesquisas inovadoras e produtivas.