A convite da coordenação dos Cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Telecomunicações, esteve em visita ao UniSALESIANO de Araçatuba, no dia 20, o professor Dr. Ricardo Alan Verdu Ramos, coordenador do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, de Ilha Solteira. Em reunião que manteve com o coordenador da área, Nelson Hitoshi Takiy, o professor Odilon Caldeira Filho e alunos do ultimo ano de Engenharias ele explicou como funciona o programa de Mestrado de Engenharia Mecânica na Unesp, mostrando as áreas de atuação, as respectivas disciplinas e o colegiado de professores que nele ministram aulas.
Ele informou, também, que as inscrições para a próxima turma terão início no dia 24 deste mês, podendo ser feitas até 15 de dezembro também pelo site www.ppgem.feis.unesp.br. Este processo se transcorre em duas etapas, sendo inicialmente uma entrevista com análise do currículo do candidato, seguida da avaliação do histórico e de outros itens, como por exemplo a produção intelectual do aluno e a iniciação científica. Os resultados serão publicados em 14 de janeiro de 2012 e as matrículas deverão ocorrer no final daquele mês e no começo de fevereiro próximo.
Segundo o professor Ricardo, é possível que o candidato possa ser enquadrado como aluno especial por um período inicial, em que ele pode cumprir somente algumas disciplinas caso haja indisponibilidade de tempo para participar das regularmente oferecidas. Destacou também a antiga parceria entre a Unesp de Ilha Solteira e o UniSALESIANO, lembrando que há, igualmente, possibilidades de o aluno obter bolsas de estudos para os cursos, cuja duração média é de dois anos. Anunciou que enviará o edital para as inscrições no Curso para 2012 ainda na próxima semana ele
O coordenador da área, professor Nelson Hitoshi Takiy, destacou que muitos engenheiros formados em Engenharia Mecatrônica e Telecomunicações pelo UniSALESIANO estão matriculados no programa de Mestrado da Unesp, por conta do convênio de cooperação tecnológica, e que muitos deles são bolsistas. “Um número considerável de ex-alunos também já concluiu a Pós-Graduação em nossa Instituição”, disse. Nelson comentou, ainda, que cursar o Mestrado em uma Instituição com a credibilidade da Unesp é de grande relevância curricular para nossos ex-alunos, devido ao fato deste grau de formação ser um pré-requisito curricular para as contratações em muitas empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte.
O professor Nelson destacou, por último, que o UniSALESIANO tem dado todo o apoio aos candidatos para a realização de Pós-Graduação em engenharia, lembrando ainda que além da Unesp a Instituição tem diversos ex-alunos no ITA, na USP e no IPEN cursando Doutorado