Acadêmicos do 9º Termo do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveram, no dia 14 de abril, uma visita técnica à empresa Megatec Equipamentos Rodoviários, que tem atividades dirigidas para a produção de implementos rodoviários. Por conta de uma parceira com a Randon, uma empresa de abrangência nacional que fabrica materiais de carroceria de caminhões desde a década de 90, a Megatec tem forte ligação com a economia da sua área de produção e atende a uma grande demanda entre seus clientes, atuando principalmente nos segmentos canavieiro e graneleiro, além de efetuar a distribuição de equipamentos. A organização tem, ainda, oficinas com especialidades para furgões, frigoríficos, montagem de carrocerias e loja de peças.

A atividade foi organizada pelo coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica, Nelson Hitoshi Takiy, e teve o acompanhamento do professor Odilon Caldeira Filho. No local, ao lado dos representantes da Megatec, Luciano Batista Espírito Santo, de Desenvolvimento e Supervisão; Emerson Modolo, de Atendimento a Fornecedores; e Luciano Elias Silva, de Gestão Industrial, o docente do UniSALESIANO supervisionou a visita às instalações industriais, por meio da qual os alunos conheceram todo o processo administrativo e industrial da empresa. Na oportunidade, os acadêmicos verificaram os equipamentos instalados, os processos de fabricação e o funcionamento de uma automação industrial, além de observar linhas de produção e outros equipamentos eletromecânicos.

O professor Nelson destacou que atividades como as visitas técnicas colaboram para agregar conhecimentos valiosos sobre os sistemas produtivos nas diversas áreas das engenharias. “Estes eventos servem para sedimentar os conhecimentos teóricos que os acadêmicos recebem na Universidade durante as aulas teóricas”, comentou.

Ainda segundo o professor Nelson, a Megatec ofereceu aos acadêmicos uma visão completa de um setor que contribui diretamente para o fortalecimento da economia regional e que participa da estruturação dos serviços ligados à estratégia de transportes e logística.