O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou na manhã desta sexta-feira a palestra de abertura do ano acadêmico do curso de Farmácia. A Aula Magna teve como palestrante o Dr. Sérgio Tinoco Panizza, que abordou o tema Assistência farmacêutica no uso de plantas medicinais e fitoterápicos. A parte artística do evento foi abrilhantada pelo Coral da UNA, que cantou números musicais de seu novo repertório internacional.
Sérgio Tinoco é farmacêutico industrial, presidente do Conselho Brasileiro de Fitoterapia (Conbrafito), coordenador da Comissão Assessora de Fitoterapia do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), titular da Agricultura do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Governo Federal e consultor científico do Laboratório Panizza.
O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que estava acompanhado da coordenadora da área, professora Ana Carolina Lima Frade Gomes. Ao dirigir-se à plateia, o Pe. Luigi destacou que implantar o curso de Farmácia foi um passo importante dado pelo UniSALESIANO e um grande sonho que se realizou, lembrando que já estamos com a segunda turma em atividades. Citou o caso de uma reitora que tomou posse em Harvard, em cujo discurso de posse ela disse que “para aqueles que estudam o importante não é só conhecer e dominar a técnica utilizada no trabalho, mas ser sábio, saber lidar com as pessoas e dar atenção a elas”.
Em sua palestra, o Dr. Sérgio Tinoco Panizza elogiou o Pe. Luigi, citando que ele foi muito feliz em suas colocações. Destacou, também, que é importante que os acadêmicos valorizem os seus estudos para que depois, já graduados, possam atuar em equipes multiprofissionais e multidisciplinares, de forma a alcançar o objetivo comum que é garantir o bem–estar e a saúde das pessoas. Disse, ainda, que “é importante construir e manter uma rede de contatos, trabalhar juntos, procurar estágios e participar de cursos de aprimoramento e atualizações”.
Segundo Ana Carolina, o Dr. Panizza é uma referência na área de fitoterápicos e uma autoridade no assunto. Ela lembrou que ele pertence a uma família tradicional do setor farmacêutico. “É uma família de profissionais da saúde e também de empreendedores que se destacam pelas importantes conquistas para a difusão do uso adequado das plantas medicinais e dos fitoterápicos”, concluiu.