O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu na quinta-feira, dia 24, à noite, a Aula Magna de Engenharia de Bioprocessos. O evento, presidido pela coordenadora da área, professora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, foi realizado na Sala do Júri e contou, também, com acadêmicos convidados do curso de Ciências Biológicas. Na oportunidade, o professor Dr. David Nestor Urquizo Valdivia desenvolveu o tema Biomassa para a produção de Etanol e Biodiesel.
David Nestor é engenheiro graduado pela Universidad Nacional de Sán Agostin, do Peru. Ele obteve Mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Univeridade de São Paulo e Doutorado em Engenharia, também pela USP. Além disso, é pesquisador da Pontifícia Universidade Católicia – PUC, de São Paulo e docente na área de Bioprocessos.
A palestra abordou assuntos de grande interesse dos acadêmicos e do público, como o desenvolvimento de etanol de terceira e quarta gerações, assim como o trabalho com a lignina e celulose para a produção de bioetanol. Outro ponto importante da Aula Magna foi a discussão sobre o crescimento do interesse econômico e industrial na cultura de microalgas para uso na fabricação de biodiesel.
Segundo o palestrante, “o Brasil poderá, em breve, se tornar um ícone mundial na fabricação de biocombustíveis e bioenergia, o que vem ao encontro da crescente preocupação em nível mundal com os processos de geração de energia limpa, sem agressões ao meio ambiente. O momento de investir em conhecimento é agora para que o país seja capaz de desenvolver e aprimorar novas tecnologias competitivas no mercado nacional e mundial”, disse.
A coordenadora do curso, professora Dra. Rossana por sua vez lembrou que “a Engenharia de Bioprocessos no Brasil ainda é uma novidade, mas que vem apontando um crescimento significativo no que diz respeito à busca pelo conhecimento específico e, principalmente, à busca por profissionais qualificados, capazes de suprir rapidamente as necessidades do mercado, desenvolvendo qualidade tecnológica de valor comercial representativo para o país”.
Ela destacou que o UniSALESIANO é pioneiro no interior do Estado ao oferecer esse curso, possibilitando o crescimento científico da região, na qual a economia tem uma grande fatia representada pelo trabalho voltado para a produção de biocombustíveis e bioenergia.