Professores das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba, integrantes do corpo docente do curso de Enfermagem, iniciaram nesta segunda-feira as visitas monitoradas à reserva indigena Icatu, localizada no municipio de Braúna. A atividade faz parte de parceria estabelecida entre a Prefeitura daquela cidade e as FCS.
Os trabalhos acontecerão durante toda esta semana. Para isso, o prefeito daquele município, Heitor Verdu, disponibilizou um ônibus para o transporte diário do pessoal envolvido no projeto. A primeira preocupação dos professores é conhecer a aldeia, os costumes dos indios e também avaliar os riscos a que se submetem os membros daquela população.
A cada dia um determinado grupo de alunos também comparecerá à aldeia, envolvendo cerca de 200 participantes do projeto. “É o inicio de um trabalho de saúde coletiva e epidemiológica que faremos com esta população e um momento único para cada aluno sair da sala de aula e conhecer outra realidade, promover questionamentos e enriquecer seus conhecimentos”, comentou Cláudia Cyrillo, coordenadora da área de Enfermagem das FCS.
SEMANA DA SAÚDE NO BANCO DO BRASIL – A coordenação de Enfermagem das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba foi convidada pela direção do Banco do Brasil, da agência da Rua Marcilio Dias, para participar da Semana da Saúde que aquela instituição promoverá até a próxima sexta-feira. Os trabalhos dos alunos das FCS serão desenvolvidos no dia 2 de outubro, a partir das 12h.
Os alunos vão prestar atendimento para aferição de pressão arterial e os riscos a que se submetem pessoas com problemas deste tipo, além de desenvolver um trabalho de orientação sobre qualidade de vida.