Alunos do Curso de Enfermagem das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba participaram neste domingo, 25, da Gincana Solidária promovida pela unidade local do Sest/Senat.

Na oportunidade, um dos grupos selecionados participou aferindo pressão, verificando pulsação e desenvolvendo um trabalho de orientação sobre prevenção de saúde. Um segundo grupo de estudantes cuidou de informar a população sobre a importância de lavar as mãos e um painel de fotos sobre o uso racional da água na promoção da saúde.

As pessoas atendidas se mostravam impressionadas quando visualizavam os vermes que mais costumeiramente causam males e doenças, como é o caso do ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga, do ancylostoma, ou seja, o amarelão, e a taenia, a popular solitária.

Além disso, foram apresentadas duas peças de teatro, uma enfocando a importância da preservação do ar atmosférico na qualidade de vida da população e outra, intitulada Um Minuto de Atenção, sobre conceitos de cidadania, respeito ao idoso e aos semelhantes. As apresentações tinham por objetivo levar uma mensagem ao público, no sentido de que não se deve sucumbir às tragédias da vida, que só acontecem para mostrar a todos um caminho melhor.

Por sua vez, alunos dos cursos de Engenharia das FCS, sob a supervisão dos professores Nelson Hitoshi Takiy e Francisco de Souza, montaram um laboratório com 8 computadores para manuseio do público, inclusive com acesso à internet, possibilitando a inclusão digital dos presentes. Muitos jovens e crianças compareceram ao estande para usufruir do atendimento e ficaram encantadas com o mundo da informática.

O evento do Sest/Senat teve, ainda, prática de esporte, lazer, cultura e recreação com torneios de futebol, vôlei, natação, escolinha de artes marciais, danças e teatro, além de apresentações musicais e exposições.

Para participar, as pessoas deveriam levar um quilo de alimento não perecível destinado à campanha de erradicação da fome.

Segundo a direção da entidade, “a iniciativa é uma demonstração de estímulo à convivência social, ao desenvolvimento do espírito de competição e de solidariedade ao próximo, por meio da prática de cidadania e engajamento social”.