O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba iniciou nesta terça-feira, às 8h30, a VII ENGETEC – Semana de Engenharia e Tecnologia. O evento, que está sendo realizado no Campus da Instituição, reúne uma ampla programação de palestras técnico-científicas e minicursos dirigidos aos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica, Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Jogos Digitais e ao público interessado.

A abertura oficial foi feita pelo Diretor Geral do UniSALESIANO, Padre Luigi Fávero, que na oportunidade estava acompanhado dos dois coordenadores dos cursos de Engenharias, os professores Nelson Hitoshi Takiy e Maria Aparecida Teixeira.

Dirigindo-se aos presentes, o Padre Luigi falou da importância da realização da ENGETEC, que já se tornou um evento esperado pela comunidade acadêmica e profissional dos setores abrangidos. Reconheceu que os cursos das áreas de Engenharias são bastante difíceis, pois envolvem muita matemática e cálculos nas disciplinas.

Ele citou, também, que participou de um evento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP, que reuniu professores de vários países. Todos foram unânimes em destacar que daqui para a frente o mercado vai precisar de forma crescente de engenheiros de todas as áreas. “Temos no Brasil cinco milhões de estudantes, mas isto é muito pouco em relação à população”, disse. O Padre Luigi destacou, ainda, que de agora em diante vai haver uma demanda muito grande de oferta de emprego, mas o mercado não terá profissionais disponíveis para ocupar estas vagas.

A palestra de abertura, proferida pelo professor Dr. Luís Carlos Origa de Oliveira, abordou o tema Complexo hidrelétrico do Rio Madeira e a transmissão de energia elétrica em corrente contínua e geração de empregos. Origa Oliveira é docente titular do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Ilha Solteira. Logo em seguida, Newton César Matos, do Grupo de Aeromodelismo e AeroMicro, auxiliado por uma equipe técnica, desenvolveu a palestra Tecnologia de aerodinâmica aplicada ao aeromodelismo, seguida de exposição e demonstrações.

A VII ENGETEC prosseguirá até a próxima sexta-feira, dia 1º de outubro, pela manhã e à noite, com novas palestras e minicursos. O primeiro dia da VII ENGETEC contou também com a participação da Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL, que trouxe dois caminhões com equipamentos e laboratórios destinados à medição e análise da qualidade da energia elétrica.