Professores do Curso de Enfermagem das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba visitaram nesta segunda-feira a reserva indígena Icatu, que se localiza no município de Braúna. O objetivo era conhecer a realidade dos membros da tribo e iniciar um trabalho de prestação de serviços relacionados à área de saúde, trabalhando principalmente com a questão da prevenção.
A coordenação da área informou que a viagem já é um reflexo da parceria que as FCS vão manter com a Prefeitura daquele município. O prefeito da cidade, Heitor Verdu, acompanhou os visitantes e ajudou a levantar informações sobre os indígenas. Ele demonstrou entusiasmo com a idéia de firmar a parceria e poder, desta forma, abrir um campo novo de atuação, bem como ajudar a população.
“A principal finalidade desta visita é trabalhar a interdisciplinariedade na formação de nossos alunos, tendo por objetivo traçar um quadro sócio-cultural da comunidade indígena da reserva e levantar um perfil epidemiológico para podermos estabelecer um plano de ação. Os trabalhos terão prosseguimento com os alunos na reserva.”, declara Cláudia Cyrillo, coordenadora do curso.
Ainda segundo Cláudia, foi importante conhecer a reserva indígena pois assim os alunos terão a chance de conhecer outras culturas e aplicar os ensinamentos que obtêm no sexto termo, quando mantêm contato com a disciplina ´Saúde Indígena´. Ela lembrou que a Missão Salesiana tem uma rica história de trabalhos feitos em comunidades indígenas, citando que o próprio Pe. Luigi Favero, Diretor Geral das FCS, quando veio da Itália para o Brasil iniciou sua atuação nesse campo, ainda em Mato Grosso.
Segundo a professora Marcelle Barros, o importante neste trabalho é a responsabilidade social que ele enseja, pois o enfermeiro deve se interessar por conhecer a diversidade cultural do mundo que o cerca, bem como identificar suas necessidades e potencialidades para poder atuar junto às comunidades de maneira participativa e comprometida com a promoção de saúde.
Por sua vez, a professora Gislene Marcelino lembrou que o objetivo da epidemiologia é permitir que se conheça bem a situação da saúde da população indígena e fazer o diagnóstico apropriado. “A enfermagem das Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba Araçatuba é um curso que, ao visar a formação humanística com responsabilidade social, deseja proporcionar aos seus alunos uma formação diferenciada, que atenda às necessidades científicas do mundo moderno e busque a excelência educacional”, conclui.
Fazem parte do grupo de trabalho que atua neste projeto os professores Marcelle Barros, responsável pela disciplina de Saúde Coletiva; Gislene Marcelino (Epidemiologia); e Ricardo Silva Tannus (Sociologia Aplicada à Saúde e Antropologia). A coordenação é feita pela professora Cláudia Cyrillo, cordenadora do Curso de Enfermagem.
O grupo passará por um treinamento a ser desenvolvido pela Fundação Nacioanl de Saúde (FUNASA), em que os participantes vão obter novos conhecimentos sobre a prática do trabalho com comunidades indígenas.