Professores e acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, pertencentes à Liga de Urgência e Emergência, participaram em julho de uma operação simulada promovida pelo Corpo de Bombeiros. O evento foi realizado em frente ao Centro Cultural Ferrioviário e desenvolvido, também, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – que enviou enfermeiros, médicos e ambulâncias para o local -, Defesa Civil, Guarda Municipal e Polícia Militar.
A simulação teve por objetivo treinar pessoas de diferentes órgãos e entidades para atendimento em caso da ocorrência de catástrofe, atuando juntos e de forma coordenada. A ideia partiu do capitão da Polícia Militar, Nilton Cesar Zacarias Pereira, que também comandou todas as operações. Ele próprio é voluntário nos trabalhos de treinamento dos alunos de Enfermagem da Liga de Urgência e Emergência.
A proposta do treinamento é que desta vez tudo ocorresse de uma maneira que mais se aproximasse de um acontecimento real. Assim, todos os envolvidos na ação eram informados e convocados para irem imediatamente ao local por meio de telefones celulares. Com isso, os organizadores desejavam registrar quantos minutos os voluntários levariam para chegar até as vítimas e atendê-las.
No lugar da ocorrência havia um ônibus que explodiu, no qual só poderiam entrar os bombeiros. Eles prestavam o primeiro atendimento na chamada “área quente”, colocavam as vítimas em macas e as levavam rapidamente até um serviço de triagem exercido por alunos de Enfermagem do UniSALESIANO. Após a triagem, feita sob a supervisão das professoras Giselle Clemente Sailer e Viviam Aline Preto, as vítimas eram encaminhadas para as lonas de atendimento, onde havia equipes do SAMU e do Hospital Unimed à espera. Este sistema de atendimento é novo e se chama “start”, razão pela qual está sendo objeto de treinamento.
O capitão Nilton César destacou a importância deste tipo de trabalho simulado, lembrando que neste caso ocorre a integração de diversas pessoas da sociedade que, unidas, criam uma rede social para prestar ajuda mútua quando isto se torna necessário. “Sabemos que podemos contar com enfermeiros, médicos, profissionais liberais e alunos da área de Saúde para nos ajudar a qualquer momento, pois as catástrofes não têm hora marcada para acontecer e além disso nos tornamos todos conhecidos uns dos outros”, citou.
A coordenadora de Enfermagem do UniSALESIANO, Cláudia Cyrillo, por sua vez disse que “mais uma vez o curso está treinando seus alunos para o trabalho e a convivência com diversos setores da sociedade, proporcionando-lhes não somente o conhecimento adquirido na sala de aula, mas também a oportunidade de colocar estes ensinamentos em prática”. Segundo ela, participar de um evento simulado como este significa ter uma grande oportunidade para mostrar formas de aprendizado, além de colocar os acadêmicos em contato com profissionais qualificados dos quadros do hospital da Unimed e do SAMU.
À noite houve o encerramento do simulado com a realização de palestras para todos os envolvidos, a avaliação do evento e um encontro de confraternização.