Objetivo do encontro foi orientar profissionais para a atividade acadêmica do segundo semestre

A direção das Faculdades Católicas Salesianas realizou neste sábado, 30, reunião pedagógica e de programação. O objetivo era orientar os docentes de áreas e cursos mantidos pela Instituição para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos do 2º semestre deste ano.

Às 8h, o Pe. Luigi Favero, Diretor das FCS, reuniu-se com os coordenadores de cursos para preparação do encontro que seria promovido a seguir, no auditório Maracanã, com todos os docentes. Ele insistiu, principalmente, na questão das Semanas Culturais, pedindo o empenho de todos para que estes eventos façam o diferencial na programação acadêmica.

Durante sua explanação, o Pe. Luigi reportou-se a um artigo publicado pelo principal jornal italiano, o Corriere Della Sera, que aborda o tema que vem norteando a atuação das universidades e demais escolas superiores dos Estados Unidos. “Hoje estão presentes de maneira muito forte e clara naquelas instituições a adoção e prática de conceitos ligados à formação religiosa e aos princípios éticos”, disse o Diretor das FCS. Ele lembrou que não basta hoje às escolas proporcionar apenas o conhecimento técnico aos seus alunos. “É preciso que todo o trabalho se realize num clima de religiosidade, respeito e acima de tudo com a observância à ética”, comentou.

A reunião com os professores teve início às 9h, com a participação do Pe. Afonso de Castro, Presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso. Ele deu as boas vindas aos presentes e pediu a todos para que se empenhassem bastante durante os trabalhos acadêmicos do segundo semestre. “Não existe só as Faculdades ou somente o grupo de coordenadores e professores. Há, sim, um conjunto de pessoas e profissionais que atuam todos numa mesma direção e com os mesmos ideais”, afirmou.

Falando diretamente para os professores, o Pe. Luigi Favero leu e traduziu pontos do artigo publicado na imprensa italiana sobre as tendências de mudanças de conceitos na educação desenvolvida pelas universidades dos EUA. Ele reforçou a questão da formação religiosa e da obediência aos princípios éticos como fatores que devem nortear também o trabalho das Faculdades Católicas Salesianas e das escolas de um modo geral.

E concluiu, lembrando que “hoje a preocupação é educar líderes capazes de tornar o mundo um lugar melhor”. Disse, ainda, que os alunos precisam ser estimulados sempre a aprender e que por isso devem ser amados e respeitados.

O Pe. Luigi pediu, também, o empenho dos profissionais a serviço das FCS para que o segundo semestre seja bastante produtivo. “A grandeza de uma Universidade não está no prédio e no número de alunos, mas na qualidade de seus professores”, afirmou. E falou, novamente, da importância das Semanas Culturais, das palestras e das Aulas Magnas que devem ser sempre um diferencial nas atividades da Instituição, pois estes eventos são valiosos para os alunos e para a comunidade.

Foram exibidas fotos do encontro que o Pe. Luigi Favero manteve, no Vaticano, com o Papa Bento XVI. Na oportunidade, o Diretor das FCS apresentou ao Sumo Pontífice o Projeto do Campus Universitário, recebendo as bênças do Santo Padre para a obra e para todos aqueles que nela trabalham.

O Vice-Diretor das FCS, Prof. André Luís Ornellas, destacou pontos importantes da atuação da Instituição, citando que atualmente mais de 300 alunos participam do programa de estágios, lembrando que esta prática deve ser estimulada ao máximo. Falou sobre o trabalho da Empresa Júnior, do sistema de bolsas de ensino disponibilizadas pelas FCS e comentou outros assuntos de interesse.

O Prof. Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do curso de Engenharia em Mecatrônica e Telecomunicações, fez uma rápida explanação sobre sua viagem a Tóquio, em maio, para participar do Encontro Internacional das Instituições Universitárias Salesianas, o IUS Engineering Group , junto a outros 35 representantes de 10 países. Por sua vez, o coordenador da área de Comunicação Social, Prof. Fernando Sávio, anunciou a realização, a partir de setembro, de um Curso de Extensão de Rádio e Televisão, falando da importância da participação de todos e da oportunidade de aprimoramento profissional para os professores.

Encerrando o encontro, o Pe. Luigi Favero também destacou as parcerias e convênios que as FCS mantêm com outras instituições, empresas e o Poder Público, lembrando que este é um bom caminho para grandes realizações conjuntas.