O jornalista e professor Alcides Mazzini, responsável pelo Departamento de Comunicação do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, ministrou palestra nesta sexta-feira, no início da manhã e da tarde, para alunos do Projeto Guri, uma abrangente ação social desenvolvida em parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal que atende a mais de 200 crianças e adolescentes. O convite foi feito pela coordenação dos trabalhos no Pólo de Araçatuba, localizado nas dependências do antigo INTEC e hoje sede da Secretaria Municipal de Cultura.
O professor Mazzini abordou o tema A História do Cinema em Araçatuba. Durante quase uma hora fez comentários sobre os primórdios da presença do cinema na cidade, desde o advento, na década de 30 do século passado, do Cine Theatro Ideal, na Praça Rui Barbosa, até chegar às modernas salas hoje existentes no Araçatuba Shopping, inclusive com a adoção já do sistema 3D.
Foram lembrados e exibidos através de fotografias de acervos históricos todos os prédios que abrigaram cinemas da cidade, a era dos cine-clubes, as projeções feitas em bairros e clubes, os diversos tipos de películas utilizadas para as filmagens, os costumes que giravam em torno do cinema local – como o caso do footing nos finais de semana defronte o Cine Bandeirantes, onde muitos namoros começaram e centenas de casamentos aconteceram –, o início da fase de registro de casamentos e aniversários pelas famílias nas bitolas de fitas de 16 e 8 mm, e as muitas repercussões causadas por essa forma de entretenimento.