A coordenação do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu no dia 22 de abril palestra sobre o tema Tuberculose para os alunos do 5º termo do curso de Fisioterapia.
A apresentação foi feita pelo Dr. Fábio Bombarda, médico da Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, da UTI e do Serviço de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia, e do ambulatório de DST/HIV/Aids de Araçatuba.
Os alunos tiveram, assim, a chance de aprofundar os seus conhecimentos sobre a tuberculose, uma doença que causa muita preocupação e que, ao contrário do que pensa uma grande parte das pessoas, ainda não foi erradicada.
O Dr. Fábio explicou que tratamento e controle da doença são feitos inteiramente pela Saúde Pública. Destacou, também, que a tuberculose caracteriza-se por uma tosse que perdura para além de três semanas, perda de peso e febre vespertina. Segundo ele, o desafio principal da equipe de trabalho é fazer com que o paciente cumpra o tratamento integralmente.
A palestra foi organizada pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Komatsu Machado, e pela professora Cristina Cardoso Parra, responsável pelas aulas da disciplina de Fundamentos e Clínica em Pneumologia I.