O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu no dia 23, no Auditório Papa Bento XVI, a Aula Magna dos Cursos de Biotecnologia e Química, implantados neste ano. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Dr. Fernando Garcia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ele atuou também, entre 1995 e 1997, como docente da Universidade de São Paulo – USP.
A solenidade foi presidida pelo professor Dr. André Luís Ornellas, Vice-Diretor do UniSALESIANO, que saudou todos os presentes e elogiou, em especial, os acadêmicos que estavam iniciando os dois cursos. Ao dirigir-se à plateia, destacou que Biotecnologia e Química “são cursos para o futuro, pois vão preparar profissionais para um mundo novo de intensas pesquisas e investigações e para um amplo campo de atuação que apresenta grandes e crescentes desafios”.
O evento contou, também, com a presença dos professores Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, coordenadora de Biotecnologia, e Dr. André Rowe, coordenador do curso de Química. Representando a coordenação, Rossana disse que “era um grande privilégio contar com os conhecimentos e a contribuição científica oferecidos pelo professor José Fernando e que era também com grande orgulho e alegria que ajudava a proporcionar aquele momento para os acadêmicos dos cursos de Biotecnologia e Química”.
Em sua palestra, o professor Dr. José Fernando destacou que foi o responsável por um amplo trabalho de mapeamento genético do boi, cujos resultados foram publicados na conceituada revista científica Science. “Estamos vivendo o século da biotecnologia e ela pode contribuir com diversas outras áreas, como por exemplo, ajudar na diminuição da fome mundial, contribuir para a melhoria do meio ambiente, auxiliar na evolução da saúde humana e proporcionar o desenvolvimento de novas formas de biocombustíveis”, destacou.
José Fernando disse que ficou encantado com a recepção que teve no UniSALESIANO e com o convite para ministrar a Aula Magna dos dois cursos. Antes da sua apresentação, visitou várias dependências do Campus.