Setenta acadêmicos do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba se juntaram às outras vinte mil pessoas que participaram no dia 27 de fevereiro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, do evento Virada da Saúde, organizado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Crefito 3).
Milhares de interessados compareceram ao local para defender o livre acesso do público aos serviços dos profissionais da saúde e pedir aos senadores que mantenham o direito desses trabalhadores de socorrer, com autonomia, a vida da população. A manifestação foi desencadeada porque o Conselho Regional de Medicina deseja implantar o projeto Ato Médico, através do qual nenhum procedimento de saúde deverá ser realizado sem a presença e autorização de médicos. Uma vez aprovada, a medida, de acordo com a Crefito e outras representações de diversas categorias, restringiria as atuações dos atuantes das áreas afins, limitando e diminuindo a perspectiva de trabalho para milhares de pessoas.
Os alunos encaminhados pelo UniSALESIANO a São Paulo pertencem às turmas dos quartos anos do curso, que participaram sob a orientação dos fisioterapeutas de Estágios, Matheus Parra, Fábio Horikawa, César de Farias e Fernando Benedito, além da coordenação da área, professora Carla Komatsu Machado.
O convite para a presença dos acadêmicos do UniSALESIANO em São Paulo foi feito pelo professor Dr. Gil Lúcio Almeida, que esteve em Araçatuba no dia 25 de fevereiro para ministrar a Aula Magna do curso de Fisioterapia. Na oportunidade, ele recebeu de presente uma gravata da grife Ricardo Almeida, que prometeu usar na capital, durante o projeto Virada da Saúde, conduta que cumpriu à risca.
A coordenadora Carla Komatsu destacou que “São Paulo deu uma demonstração de força e fez história em defesa da saúde da população e das profissões do setor”. Ela fez questão de agradecer a ajuda de todos e parabenizou os alunos pelo comportamento brilhante e impecável que tiveram na capital paulista.