Durante os trabalhos da 35.ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Araçatuba, os vereadores autorizaram a Prefeitura a celebrar convênio com o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba para o desenvolvimento de um projeto que visa ao controle de enteroparasitoses em crianças do ciclo I, junto ao Ensino Fundamental das escolas municipais. O projeto será coordenado pelo professor Dr. Luiz Gustavo Ferraz Lima e faz parte do curso de Extensão de Enfermagem mantido pela entidade.
O debate sobre a proposta entre os parlamentares se deu por conta da necessidade da Câmara apreciar ou não o projeto, pois o Legislativo já havia aprovado uma lei, de iniciativa da vereadora Edna Flor (PPS). Entre as obrigações da Prefeitura, descritas no convênio, cabe à Secretaria de Educação fornecer cinco bolsas de estudo integrais para alunos carentes, integrantes da equipe do projeto.
Segundo a justificativa enviada pela Prefeitura, as crianças em idade escolar estão em constante desenvolvimento físico e cognitivo, porém são frequentemente acometidas por parasitos. Acredita-se que os sintomas das parasitoses podem acarretar alterações orgânicas como, por exemplo, o desestímulo, o déficit de atenção e a irritabilidade, resultando em um precário aproveitamento dos alunos. Calcula-se, também, que a indisposição ou o tempo gasto na busca de tratamentos pode levar a ausências nas aulas, gerando perdas de dias letivos e, conseqüentemente, a uma baixa produtividade no rendimento escolar.
Segundo o professor Dr. Luiz Gustavo Ferraz Lima, trata-se de um projeto de grande alcance social, que demonstra a importante participação do UniSALESIANO nas questões de interesse público.