A coordenadora do curso de Nutrição do UniSALESIANO de Araçatuba, Prof.ª Ariadine Pires, e a Prof.ª Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, visitaram os estandes de vários países que participaram da Expo Milano 2015. Um dos destaques foi o estande brasileiro, muito procurado pelo público.
A exposição universal foi montada numa área de mais de um milhão de metros quadrados e recebeu mais de 20 milhões de visitantes entre sua abertura, em primeiro de maio, e o encerramento, em 31 de outubro. O estande brasileiro, mesmo não sendo o maior, foi eleito o mais divertido pelo público.
“Foi o maior acontecimento, até hoje realizado, sobre comida e nutrição, Milão foi palco de um confronto de ideias e soluções acerca do tema “Alimentar o planeta, energia para a vida”, estimulando a criatividade de todos os países participantes e promovendo a inovação para um futuro sustentável”, diz a Prof.ª Ariadine. Na volta da viagem, ela fez um relato numa reunião de coordenadores de cursos do UniSalesiano e agradeceu ao Reitor, Pe. Luigi Favero, pela oportunidade da viagem.
A Expo Milão 2015 foi um evento para refletir e buscar uma solução para a contradição entre os 870 milhões de pessoas que passam fome, os 2,8 milhões de pessoas que morrem em função de problemas de saúde causados por excesso de comida ou má alimentação e 1,3 bilhão de tonelada de comida que é desperdiçada todos os anos.
Segundo Ariadne, a exposição ofereceu a possibilidade de conhecer e experimentar os melhores pratos do mundo e de descobrir a tradição gastronômica dos 145 países participantes, além de abordar a questão da sustentabilidade ambiental – dos pavilhões e de toda a cadeia alimento, bem como a luta contra o desperdício.