Aluna do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO recebeu menção honrosa no 2º Simpósio Nacional de Bovinocultura e Bubalinocultura da Unesp (Universidade Estadual Paulista), pelo trabalho apresentado sobre ciclo estral em vacas zebuínas.
O título do trabalho desenvolvido pela aluna Ludimila Cardoso Zoccal Janini, do 10º termo do curso, é “Avaliação da taxa de concepção submetida a protocolos de IATF relacionada à expressão do estro em vacas zebuínas”. O estudo apresentou as taxas de prenhes em vacas zebuínas a partir da intensidade do cio delas.
Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, Profº Rafael Cipriano, o estudo da acadêmica passou por minuciosa avaliação. “Entre os trabalhos inscritos, apenas 16 foram aceitos pelos professores da Unesp após criteriosa avaliação. Entre eles, a pesquisa de nossa aluna recebeu nota máxima e é o único com menção honrosa”, enfatizou.
A dedicação aos estudos já gerou bons frutos à aluna, que foi chamada para fazer mestrado na Unesp de Botucatu pela docente Fernanda da Cruz Landim, uma das maiores pesquisadoras na área de fecundação in vitro do país. “Ludimila sempre foi muito dedicada e responsável em seus trabalhos. Esse convite para o mestrado reafirma sua capacidade em se tornar uma futura docente pesquisadora e apresentar mais trabalhos de ponta para a pecuária brasileira”, declarou Cipriano.
O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa “Centro do Estudo da Biologia do Búfalo (CEBBUL)”, e aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro, na Fazenda Lageado, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus Botucatu.