A médica veterinária Maria Eduarda Khouri Abud, de 23 anos, formada há dois anos no UniSALESIANO, conquistou uma importante aprovação acadêmica ao ser selecionada para a Residência em Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais – Ruminantes, na Universidade de São Paulo (USP), câmpus de Pirassununga.
A aprovação ocorreu por meio de um processo seletivo que disponibilizou apenas três vagas, evidenciando o alto nível de exigência técnica e teórica da seleção. A residência é reconhecida nacionalmente pela excelência na formação prática e científica, preparando profissionais altamente qualificados para atuação clínica, cirúrgica e produtiva no setor de grandes animais.
Recém-formada, Maria Eduarda destaca que a conquista é resultado de dedicação pessoal, do sonho cultivado desde o início da graduação e do apoio recebido ao longo de sua trajetória acadêmica. “Acredito que esse resultado seja reflexo de dois fatores principais: o meu esforço pessoal, de estudar e me dedicar, já que a residência sempre foi um sonho desde o início da graduação. Eu sabia que queria seguir esse caminho, independentemente da área escolhida. Mas também é reflexo dos meus mentores e professores, que me guiaram e me ensinaram tudo o que sei, tanto o conteúdo acadêmico quanto o conhecimento prático para a vida”, afirma.
Ao mencionar os próximos passos da carreira, a jovem veterinária ressalta que, apesar de considerar diferentes possibilidades para o futuro, seu foco atual está totalmente voltado à residência. “Ainda não tenho muita certeza do que irei fazer após a residência. Penso na possibilidade de seguir para o mestrado e o doutorado, trilhando o caminho dos meus professores e atuando na área acadêmica. Caso surja uma boa oportunidade de emprego, também considero essa possibilidade. Mas, neste momento, meu foco é 100% na residência”, explica a profissional, ao completar que, mesmo optando por seguir a área acadêmica, quer continuar atuando na prática, porque escolheu a Medicina Veterinária para cuidar dos animais.
“Para mim, ser professora passa, necessariamente, por continuar atendendo meus pacientes.”
O docente do Curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, Prof. Rafael Cipriano, comenta que a egressa Maria Eduarda, ou Duda, como carinhosamente é chamada, sempre se dedicou aos estudos. “Sempre muito interessada no aprendizado e empenhada a participar e absorver todo conhecimento por nós transmitido! Além disso, sempre foi muito empenhada e focada nos seus objetivos”, concluiu.
