A noite de Natal, em 24 de dezembro, foi marcada por um momento especial de fé, memória e celebração para a comunidade salesiana de Araçatuba. Após a Missa de Natal, realizada na Capela São Domingos Sávio, foi inaugurado oficialmente o novo campanário, um marco religioso, histórico e arquitetônico para a cidade.

O campanário, composto por quatro sinos, foi concebido como um sinal visível da fé cristã e também como um monumento urbano. Sua iluminação especial dialoga com campanhas em defesa da vida, ampliando seu significado para além do espaço religioso e reforçando o compromisso dos Salesianos com valores humanos, cristãos e sociais.

PATRONOS

Cada sino do campanário possui um patrono, escolhidos por seu significado religioso e histórico. São eles: São Domingos Sávio; Papa Francisco e o Ano Santo de 2025; Servos de Deus – Pe. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo; e Dom Luiz Lasagna.

O projeto arquitetônico e de iluminação é de autoria do arquiteto Emílio Ruas, inspirados nas linhas da Capela cinquentenária. A construção foi executada pela Timius Engenharia.

Durante a cerimônia, o Reitor do UniSALESIANO e Diretor da Presença Salesiana em Araçatuba, Pe. Paulo Vendrame, destacou o simbolismo dos sinos na tradição cristã e o sentido histórico da obra, conforme registrado na placa inaugural do campanário.

“Na tradição cristã, os sinos simbolizam a voz de Deus, que convida o seu povo para a oração. O toque dos sinos nos alegra nos momentos festivos e nos consola nas tribulações da vida. Agora temos um novo campanário com quatro sinos, e também um monumento para a cidade de Araçatuba, pois sua iluminação está em sintonia com as campanhas pela vida”, afirmou.

50 ANOS

Segundo o sacerdote, a construção do campanário acontece em um momento significativo da história da presença salesiana no município, marcando os 50 anos da construção da Capela São Domingos Sávio, vinculada ao Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.

“Ele foi construído nesse momento da nossa história para marcar os 50 anos de construção da Capela São Domingos Sávio. Um lugar onde a fé em Deus produz frutos de esperança, marcando o local onde os jovens e suas famílias celebram os sacramentos. Como é gratificante marcar estes momentos da história, onde o humano e o divino se encontram, e expressar nossa gratidão a tantas pessoas que nos precederam”, completou Pe. Paulo.

A inauguração do campanário, realizada em uma data tão simbólica para os cristãos, reforça a missão dos Salesianos em Araçatuba de evangelizar, educar e formar integralmente crianças, jovens e famílias, deixando um legado espiritual, cultural e histórico que passa a integrar a identidade da cidade.