Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniSALESIANO apresentaram os trabalhos desenvolvidos na disciplina Plástica e Materiais Expressivos I, ministrada pelo professor Francis Martins, no dia 26 de novembro.
As produções tiveram como inspiração a obra do artista norte-americano, Alexander Calder, referência mundial por reinventar a escultura ao criar os célebres móbiles, peças em equilíbrio dinâmico que transformaram a relação entre arte, espaço e movimento.
Introduzidos por Calder na década de 1930, os móbiles constituíram um marco na arte moderna por incorporarem o movimento como elemento estruturante. Suspensas no ar, as composições reagem às correntes de vento e às mudanças do ambiente, criando formas que se renovam continuamente. “A leveza, o ritmo e o refinado equilíbrio visual dessas esculturas influenciaram gerações de artistas, além de dialogarem profundamente com conceitos explorados na arquitetura contemporânea”, afirmou Francis.
SENSIBILIDADE
Na formação em Arquitetura e Urbanismo, o estudo das obras de Calder estimula a compreensão de princípios fundamentais como equilíbrio, distribuição de peso, tensões estruturais e a relação entre forma e função. “A experiência prática com diferentes materiais possibilita aos acadêmicos explorar texturas, resistências e comportamentos variados, ampliando o olhar investigativo e a sensibilidade projetual”, lembrou o docente.
A proposta da disciplina, segundo o professor, foi justamente incentivar esse mergulho criativo por meio da experimentação com cores, formas orgânicas e composições tridimensionais. “A prática artística se consolidou como um espaço de desenvolvimento do repertório visual, da percepção espacial e da autonomia criativa dos futuros arquitetos”.
Durante a apresentação, foi possível observar interpretações autorais das técnicas de Calder, revelando como cada aluno assimilou e ressignificou os conceitos estudados. Os trabalhos reforçaram a importância da arte como ferramenta formativa indispensável, capaz de integrar estética, técnica e expressão pessoal no processo de projetar.
De acordo com o Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Giuliano Pincerato, ao aproximar os alunos das múltiplas possibilidades artísticas, o curso fortalece habilidades essenciais para a criação de soluções inovadoras, sensíveis e conectadas ao espaço habitado.