Os acadêmicos do 2º ano do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO participaram, no dia 17 de novembro, de uma atividade envolvendo a metodologia ativa, proposta na disciplina de Massoterapia, que estimulou os acadêmicos a produzirem uma revista temática sobre conteúdos estudados ao longo do semestre.

A proposta teve como foco o desenvolvimento da pesquisa, a interação entre os alunos, o incentivo à criatividade e o aprofundamento dos conteúdos teóricos e práticos trabalhados em sala. Além disso, a atividade proporcionou à turma a experiência de organizar e produzir um material editorial voltado especificamente para a área da Fisioterapia, ampliando o olhar para diferentes formas de comunicar conhecimento.

A revista desenvolvida pelos acadêmicos abordou temas centrais da Massoterapia, entre eles: Reeducação Postural Global (RPG), Massagem Quick, Massagem Relaxante, Shantala, Drenagem Linfática, Pompagem, Trigger Points, Pilates e Massagem Modeladora. Cada conteúdo foi explorado de forma aprofundada, conectando prática clínica, fundamentos teóricos e aplicações terapêuticas no contexto fisioterapêutico.

AUTONOMIA

Segundo a docente responsável pela disciplina, Profª. Diana Fazion, a iniciativa foca em estratégias pedagógicas que aproximem os alunos de experiências reais, favorecendo a autonomia, o pensamento crítico e a produção científica. “A atividade também se mostrou um instrumento eficaz para integrar teoria e prática, desenvolvendo competências fundamentais para a formação profissional”, completou.

Para a Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profª. Carla Komatsu Machado, a proposta resultou em uma experiência enriquecedora e significativa na jornada acadêmica dos futuros fisioterapeutas do UniSALESIANO, que encerraram o semestre com um projeto autoral e aplicável à prática profissional.