O Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” celebrou, nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, os 130 anos da morte de seu patrono, Dom Luiz Lasagna — bispo italiano responsável por iniciar as obras salesianas no Brasil, Uruguai e Paraguai.
A programação especial começou na quarta-feira, dia 5, com a celebração do Sacramento da Crisma, na Capela São Domingos Sávio. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano de Araçatuba, Dom Sérgio Krzywy, e contou com a presença do Diretor do Colégio Salesiano e Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame; do chanceler emérito do UniSALESIANO, Pe. Gildásio Mendes; e do Pró-Reitor de Pastoral do UniSALESIANO, Pe. Paulo Eduardo Jácomo.
A Coordenadora do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, Profª. Carla Komatsu, foi uma das crismandas. Ela contou, emocionada, ter realizado o sonho de poder completar sua formação cristã. “Me sinto honrada de ter participado da crisma e da benção dos novos sinos”, frisou.
Ao final da celebração, Dom Sérgio abençoou quatro novos sinos de bronze que irão compor o Campanário comemorativo pelos 50 anos da construção da capela São Domingos Sávio.
INAUGURAÇÃO
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, destacou que os quatro sinos de bronze, cada um dedicado ao seu respectivo patrono, serão inaugurados no novo Campanário, na noite de 24 de dezembro de 2025. A data marcará o início das celebrações do Jubileu de Ouro da Capela São Domingos Sávio, cuja construção começou em dezembro de 1976 e foi concluída em março de 1978, fruto do empenho conjunto da comunidade cristã e dos salesianos de Araçatuba.
Pe. Paulo lembrou ainda que, durante a celebração eucarística, o bispo Dom Sérgio conferiu o sacramento da Crisma aos jovens que se prepararam ao longo dos encontros de catequese realizados tanto no Colégio Salesiano quanto no UniSALESIANO.
“O bispo manifestou gratidão aos catequistas pelo acompanhamento dedicado e destacou que os crismandos agora assumem plenamente o compromisso de seu batismo, recebendo a força e os dons do Espírito Santo para viverem como membros ativos da Igreja”, completou.
DOM LASAGNA
Em 14 de julho de 1883, sete sacerdotes salesianos desembarcaram no Brasil sob a coordenação do inspetor Pe. Luiz Lasagna. Instalaram-se inicialmente em Niterói (RJ), no atual Colégio Santa Rosa, primeira escola salesiana do país. O gesto marcou o início da presença salesiana em território brasileiro.
Mais tarde, em 18 de junho de 1894, Dom Lasagna liderou o primeiro grupo de missionários salesianos rumo a Cuiabá (MT), onde fundou a Missão Salesiana de Mato Grosso, atendendo ao pedido insistente do então bispo de Cuiabá, Dom Carlos D’Amour.
A presença salesiana em Araçatuba teve início em 1949, com o propósito de expandir o trabalho de Dom Bosco. Naquele mesmo ano, Dom Luiz Lasagna foi escolhido como patrono da missão local, em reconhecimento ao seu papel pioneiro na evangelização e educação salesiana no Centro-Oeste do país.
Atualmente, os salesianos mantém em Araçatuba o Colégio Salesiano, a Zatti Saúde, a Paróquia São Francisco e Santa Clara, o Oratório e o UniSALESIANO, que continuam a propagar os ideais de dedicação à juventude e serviço aos mais necessitados.