Com o objetivo de promover o diálogo sobre saúde mental e incentivar o cuidado emocional, o UniSALESIANO realizará hoje, dia 6 de novembro, o 1º Simpósio Saúde Mental – “Você não está sozinho”. O evento é uma iniciativa do Centro Universitário, em parceria com a LAPNS (Liga Acadêmica de Psiquiatria Nise da Silveira), do Curso de Medicina, e os Cursos de Educação Física e Psicologia.
O simpósio reunirá profissionais renomados das áreas de Psicologia e Psiquiatria, além de abrir espaço para reflexões sobre a importância de buscar apoio e quebrar estigmas relacionados aos transtornos mentais.
Entre os convidados da Liga de Psiquiatria, estão o Dr. Hugo Yamanoi Souza e a Dra. Carolina de Nardi Marçal, ambos médicos psiquiatras e docentes do Curso de Medicina do UniSALESIANO, além de Lucila Bistaffa, enfermeira, especialista e mestre em Saúde Pública, que atua como Coordenadora Assistencial da Zatti Saúde.
Na área da Psicologia, o evento contará com a participação de Ederson Ribeiro Costa, psicólogo e doutorando, que desenvolve pesquisas na abordagem psicanalítica, e Angélica Cardoso, psicóloga com experiência em ambiente hospitalar e na abordagem cognitivo-comportamental (TCC).
Para Camilly Stefanone Vieira, acadêmica do Curso de Psicologia e integrante da equipe organizadora do simpósio, a união entre os cursos é um dos pontos mais enriquecedores do evento. “Considero extremamente valiosa essa parceria entre os cursos, especialmente por se tratarem de áreas que se complementam no cotidiano profissional”, afirmou.
Segundo a aluna, os cursos de Psicologia, Medicina e Educação Física dialogam e encaminham pacientes de forma contínua, construindo uma rede de cuidado integrada. “Quando atuam de maneira conjunta e multidisciplinar, promovem um trabalho significativo, pautado na promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida.”
A acadêmica de Medicina, Denise Pedrini Cavalari, também destaca o impacto do evento na formação acadêmica e na conscientização sobre saúde integral. “O Simpósio é de suma importância para a comunidade acadêmica a fim de promover a integração entre saúde física e mental e estimular o diálogo sobre temáticas tão relevantes e, algumas, tão pouco discutidas dentro do ambiente institucional. Nas palavras de Nise da Silveira, ‘o que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito”, citou.
Já Bruno Lopes, aluno de Educação Física, reforça o entusiasmo da organização, ao comentar que as expectativas são as melhores possíveis. “Será um evento cheio de informações passadas por profissionais muito bem qualificados e preparados. Estamos muito felizes por participar de algo que vem para um bem maior, que é a saúde mental e a saúde do corpo”, analisou.
INSCRITOS
O simpósio já soma mais de 100 inscritos, demonstrando o grande interesse da comunidade acadêmica e do público em geral pelo tema. As inscrições estão sendo realizadas por meio do link.
O evento também conta com o apoio e patrocínio das empresas VELBRI, INEC (Instituto Nacional de Pós-Graduação, Pesquisa e Educação Continuada), SOU CICLO, Track & Field, Tonon Park e Emballê, que fortalecem a iniciativa voltada à promoção da saúde mental. Mais informações pelo Instagram – @lapns.unisalesiano.
