Com o tema “Segurança do Trabalho: Multiplicando Sonhos, Protegendo Vidas”, o setor de Segurança do Trabalho do UniSALESIANO realizou, entre os dias 13 e 17 de outubro, a 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento, voltado a colaboradores e acadêmicos, teve por objetivo conscientizar sobre a importância da segurança, da saúde e do bem-estar no ambiente laboral.
As atividades aconteceram no câmpus e a programação reuniu palestras sobre temas variados, abordando desde o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até questões relacionadas à saúde mental, postura ergonômica e sustentabilidade.
A abertura da SIPAT aconteceu no 13 de outubro, com a palestra “Conscientização sobre o uso de EPIs e acidentes de trabalho”, ministrada pela empresa EPI.com e por Lucimara Ferreira.
No dia seguinte, 14, o tema foi “Câncer de Mama”, apresentado pelos acadêmicos do Curso de Medicina: Silas Antonio Pereira, Carlos Eduardo da Silva Lemos e Gabriel Barros Citro.
Já na quarta-feira, dia 15, a psicóloga Patrícia Umeda Dessotte apresentou informações sobre os serviços e programas oferecidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
A programação seguiu na quinta-feira, 16, com uma atividade prática de Ginástica Laboral e Postura Ergonômica no Ambiente Escolar, ministrada pela educadora física, Mariana Silva Prando.
Encerrando a semana, na sexta-feira, 17, Sérgio Calixto apresentou o tema “A importância da sustentabilidade”, encerrando o evento com foco na conscientização ambiental.
De acordo com o Setor de Segurança do Trabalho, coordenado por Nivaldo Luna, a SIPAT é um momento essencial para reforçar a cultura de prevenção e o cuidado coletivo dentro da Instituição. “O objetivo foi promover a reflexão e incentivar hábitos saudáveis e seguros entre todos os colaboradores e alunos, fortalecendo o compromisso do UniSALESIANO com a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho e estudo”, concluiu Nivaldo.