Alunos do curso de Engenharia de Bioprocessos do UniSALESIANO apresentaram uma pesquisa sobre as águas do Ribeirão Baguaçu no 3º Congresso Paranaense de Microbiologia e International Symposium of Mycology.
O evento, realizado em Londrina (PR) entre os dias 12 e 14 de setembro, contou com a presença de palestrantes internacionais e mais de 500 trabalhos realizados por congressistas de todas as partes do Brasil.
O título do trabalho desenvolvido pelos alunos do 10º termo do curso – Angélica Maria Marcondes Leite, Robson Alexandre da Silva e Talita Arroyo Puche Mantini – é “Occurrence of Escherichia coli in water samples from Ribeirão Baguaçu River, Araçatuba – SP, and analysis of the antimicrobial potential of Caesalpinia ferrea (Jucá) extract on isolated colonies”.
Trata-se de um estudo microbiológico sobre as águas do Ribeirão Baguaçu de Araçatuba, em que foram feitas a contagem de colônias e análises químicas; antibiograma das colônias de Escherichia coli isoladas, e análise do potencial antimicrobiano do extrato de Jucá, uma planta amazônica, sobre as colônias de E. coli.
O trabalho foi orientado pela Prof.ª Eliane Patrícia Cervelatti e co-orientado pelas docentes Denise Junqueira Matos, Rosemeire Conceição Parra Pastor e Ana Carolina Lima Frade Gomes.
A programação do evento contou ainda com diversas palestras sobre temas relacionadas ao curso de Engenharia de Bioprocessos, como biotecnologia industrial, controle microbiológico de medicamentos, alimentos e cosméticos, antibióticos na produção animal, nanotecnologia e microbiologia relacionada à saúde humana, animal e do meio ambiente.
Ocorreram também minicursos; todos interligados com a microbiologia e ministrados na Universidade Estadual de Londrina (UEL).