O UniSALESIANO promoveu, no último domingo (21), uma grande ação ambiental em comemoração ao Dia da Árvore, que reuniu dezenas de pessoas no câmpus de Araçatuba. O evento também marcou os 20 anos do Clube da Árvore, parceiro da iniciativa, e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades da sociedade civil e membros da comunidade acadêmica.
Durante a cerimônia, foram entregues placas de homenagem a personalidades engajadas na causa ambiental. Entre os participantes, estiveram o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Marques, representantes do Rotary, alunos do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, Rotaract, Demolay, escoteiros e voluntários locais. Também acompanharam a solenidade membros da Reitoria do UniSALESIANO, como o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, e a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, destacou a importância de unir forças em prol do cuidado com o meio ambiente e lembrou a inspiração da encíclica “Laudato Si”, do saudoso Papa Francisco. “Cuidar da Casa Comum é missão de todos. Este plantio não é apenas o início de um novo e futuro bosque, mas um gesto de amor e responsabilidade com as futuras gerações. Ao plantarmos estas árvores, estamos também cultivando a esperança de um mundo mais sustentável e solidário”, afirmou.
Após as falas e homenagens, os participantes compartilharam um café da manhã e, em seguida, iniciaram o plantio de 150 mudas de árvores nativas em uma área próxima ao Córrego Água Branca, uma Área de Preservação Permanente (APP) existente no câmpus. O espaço foi escolhido para garantir o crescimento saudável das plantas e beneficiar a fauna local.
A presidente do Clube da Árvore, Sandra Regina da Motta, lembrou que a ONG desenvolve ações de educação e conscientização ambiental e ressaltou a parceria de longa data com o UniSALESIANO. Já o secretário municipal Marcelo Marques reforçou que a Prefeitura busca ampliar a cobertura vegetal da cidade, em consonância com a recomendação da OMS de 12 m² por habitante. A ação teve ainda o apoio do empresário Bolívar Bracale, da Acquatuba, que forneceu água potável aos participantes.