A Clínica Veterinária “Meu Pet”, em Araçatuba, tem se destacado no tratamento de câncer em animais, oferecendo atendimento especializado que tem salvado a vida de muitos pets. Um dos casos de sucesso é o do pitbull Hórus, de três anos e meio, pertencente à empreendedora Luciene Bragato de Souza.
“Ele começou a parar de comer e a ficar triste. Percebi caroços no pescoço e a perna traseira inchada. Trouxe-o à clínica, e após exames de sangue, raio-X e avaliação dos linfonodos, o câncer foi diagnosticado”, contou Luciene.
O tratamento iniciou-se com quimioterapia, e, após ajustes relacionados a outras condições de saúde, Hórus respondeu bem à terapia. “Hoje, graças a Deus, finalizamos os quatro meses de quimioterapia. Ele está ótimo e sem alterações nos linfonodos. A quimioterapia não afetou o coração dele, que está saudável”, comemorou a tutora.
Luciene reforçou a importância do cuidado da equipe: “Não tenho do que reclamar. Todos são muito atenciosos, percebo que fazem tudo com amor, carinho e dedicação. Se não fosse a clínica, meu cachorro não teria sobrevivido, porque eu não teria condições de custear o tratamento. Inclusive, agora estou com outra cachorrinha, Jhulli, de 11 anos, que também está iniciando exames para tratar um câncer.”
O cirurgião veterinário especialista em oncologia, Dr. Gabriel Luiz Montanhim, destaca que o aumento de casos de câncer está diretamente relacionado à maior longevidade dos animais: “Hoje, nossos pacientes vivem mais, graças à melhor qualidade alimentar e de vida, e também ao cuidado dos tutores. Historicamente, o câncer é uma doença de animais mais velhos, então estamos percebendo mais casos”, disse o profissional, ao ressaltar que a oncologia veterinária é uma especialidade cara, e oferecer tratamento gratuito é um grande diferencial, permitindo que mais pets recebam cuidado de qualidade.
COMPLETO
Dr. Gabriel explica que, na Clínica “Meu Pet”, o atendimento oncológico é completo, incluindo diagnóstico, quimioterapia e cirurgia reconstrutiva quando necessário. “A grande maioria dos pacientes é saudável o suficiente para receber quimioterapia e retornar para casa, mas pacientes mais frágeis podem permanecer internados para acompanhamento intensivo. Falamos mais em tempo livre de doença do que em cura, mas conseguimos controlar a doença em muitos casos e até chegar à remissão completa, como foi o caso de Hórus.”
Além do sucesso nos tratamentos oncológicos, a Clínica “Meu Pet” alcançou um marco histórico em julho de 2025: foram realizados 1.849 atendimentos, superando em mais de três vezes a meta inicial do mês. Entre os procedimentos cirúrgicos, foram 167 no total, incluindo 67 castrações de fêmeas e 18 de machos, todas com anestesia inalatória, considerada mais segura e eficaz.
A Coordenadora da Clínica, Dr. Tatiane Poló, analisa que as cirurgias mais realizadas, além das castrações, foram as nodulectomias, indicadas para retirada de nódulos, inclusive de câncer, e cirurgias ortopédicas, essenciais para devolver mobilidade e qualidade de vida aos animais.
“Este resultado reforça a confiança da população na clínica e evidencia o comprometimento da equipe em oferecer serviços de alta qualidade e acessíveis, garantindo bem-estar e tratamento especializado para pets de toda a região”, salientou.
De acordo com o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, a clínica cumpre um papel social fundamental ao democratizar um tratamento de alto custo:
“Estamos falando de um atendimento que, no mercado, é inacessível para muitos tutores devido ao valor elevado. Oferecer gratuitamente esse tipo de cuidado significa não apenas salvar a vida dos animais, mas também aliviar famílias que, de outra forma, não teriam condições de proporcionar esse tratamento. Isso reforça a missão do UniSALESIANO de transformar vidas por meio do conhecimento e do compromisso com a comunidade.”