O Fest’UP Araçatuba 2025, realizado no dia 16 de agosto no UniSALESIANO, superou todas as expectativas e se consolidou como um marco para a comunicação no interior paulista. O evento reuniu acadêmicos de diversas instituições, além de profissionais de agências e veículos de mídia, em uma programação intensa de palestras, painéis e momentos de networking.
Segundo integrantes da comissão organizadora, a Coordenadora do Curso de Publicidade do UniSALESIANO, Profª. Lilian Pacchioni, e o acadêmico do 6º termo, Natanael Jacinto Alcântara de Oliveira, o resultado foi além do esperado: o auditório esteve lotado e, nas redes sociais, o perfil oficial do Fest’UP Araçatuba alcançou mais de 300 mil visualizações e 5,7 mil interações apenas no Instagram.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, participou da abertura do evento e destacou a relevância da comunicação, que é imprescindível no processo educativo, na carreira profissional e na vida de todos. Segundo ele, a comunicação potencializa mensagens, amplia negócios e transforma a sociedade.
“Participar de um evento como este e manter-se atualizado com novas reflexões é uma grande oportunidade. Sou apaixonado por Publicidade e Propaganda e sempre me recordo da história de Washington Olivetto, que ingressou na profissão de forma inusitada: quando o pneu de seu carro furou em frente a uma agência, ele pediu um estágio, e assim tudo começou.”
A programação contou com palestras inspiradoras e painéis de grande relevância para o mercado. Melissa Vogel, ex-CEO da Kantar IBOPE Media, abriu o evento falando sobre dados e algoritmos como ferramentas criativas. Na sequência, um painel reuniu representantes da TV Record e da Agência Destrava de Araçatuba, mediado pelo professor Maikon Malaquias, para discutir campanhas de sucesso e inovação em mídias digitais.
Outro momento de destaque foi a palestra de Laura Hecht, especialista em mídia out-of-home, que abordou tendências e práticas de comunicação voltadas à presença urbana.
CULTURA
Entre os episódios mais marcantes da edição, a comissão destacou a palestra de Thamara Pinheiro, convidada de última hora após a substituição de uma palestrante que adoeceu. Thamara apresentou reflexões sobre cultura brasileira e publicidade sob a perspectiva periférica e da diversidade racial, arrancando aplausos de pé do público.
Outro ponto alto foi o painel mediado pela aluna Giovana Araújo, do 8º termo de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO, que reuniu um time de mulheres para discutir diversidade no mercado da comunicação, com a participação de Lina Moreira, Cris Pereira Heal e Vanessa Manarelli, secretária de Cultura de Araçatuba. O evento também contou com a palestra de Rapha Borges, que abordou a integração da inteligência artificial ao processo criativo humano de forma estratégica e inovadora.
Durante os intervalos, o público pôde acompanhar a gravação do podcast Pode Falar, produzido pelo Curso de Publicidade e Propaganda da Instituição, além de sorteios de brindes e bolsas de estudo para cursos de criação publicitária e uso de inteligência artificial. Toda a condução do evento ficou por conta dos apresentadores Nathalia Lopes e João Felipe Marini Lima, que garantiram dinamismo e interação com o público.
O impacto do Fest’UP foi imediato: além de aproximar ainda mais os alunos do mercado de comunicação, muitos participantes tiveram a oportunidade de criar conexões importantes. Alguns acadêmicos foram convidados a se tornarem embaixadores da Associação dos Profissionais de Propaganda e já têm participação confirmada na próxima edição do evento, em São Paulo. Palestrantes também elogiaram a estrutura do Comulti (Complexo de Multimídia), reforçando o UniSALESIANO como polo de inovação em comunicação.
O sucesso foi tão expressivo que a comissão já recebeu convite para organizar o Fest’UP Araçatuba em 2026, com possibilidade de incluir a iniciativa no calendário oficial da APP no Noroeste Paulista. Para os organizadores, o sentimento que resume a edição de estreia é claro: “os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO Araçatuba foram os protagonistas do evento”.