O 1º Simpósio de Direito do UniSALESIANO, realizado no dia 22 de maio, superou todas as expectativas, consolidando-se como o maior encontro jurídico da região de Araçatuba. Com mais de 500 participantes presenciais e uma expressiva audiência on-line, o evento reuniu grandes nomes do Direito nacional, que, além de abrilhantarem as discussões, não esconderam seu encantamento com a estrutura e o acolhimento do Centro Universitário.
O Desembargador Heraldo de Oliveira Silva, presidente da Seção de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi enfático. “Não vi, em lugar nenhum, uma estrutura tão moderna, bem pensada para os alunos e com tanto foco no interesse pedagógico. Isso nos chamou muito a atenção. Já conheço diversas universidades, muitas delas tradicionais e antigas, mas nada se compara. Os estúdios, os espaços, tudo é de altíssimo nível. Já falei sobre isso para diversas pessoas e estou recomendando.”
O Desembargador James Siano, do TJ-SP, também fez questão de registrar seu encantamento. “Fiquei impressionado com a organização, limpeza, segurança. Os alunos transmitem alegria e satisfação em relação à faculdade. O estúdio é impecável. A área de convivência é digna de primeiro mundo. Estive há duas semanas na IE, em Madrid — uma instituição de interesse mundial, considerada um dos campus mais modernos e cobiçados do mundo — e, pasmem, o UniSALESIANO não deixou a desejar.”
Da mesma forma, o Desembargador João Batista Vilhena, presidente da 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP e professor da Escola Paulista da Magistratura, destacou. “A estrutura é ótima. Todos foram muito atenciosos e prestativos. É um prazer enorme atender a um convite como esse.”
O jurista baiano, Salomão Resedá, doutor em Direito Público e professor da Universidade Salvador (UNIFACS), também esteve presente, contribuindo para os debates e ressaltando a importância de eventos como este na formação dos acadêmicos e na atualização dos profissionais do Direito.
O professor e advogado, Dr. Marcelo Truzzi Otero, vice-presidente do IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), reforçou o coro de elogios. “Fiquei encantado, não só com a estrutura física, mas com a forma como os alunos são acolhidos, com a atenção dedicada tanto a eles quanto a nós, palestrantes. Saio daqui muito motivado a retornar para conhecer ainda mais sobre o projeto pedagógico da instituição. Estão todos de parabéns.”
CÓDIGO CIVIL
Com o tema “Projeto de Reforma do Código Civil e seus reflexos no Direito de Família e Sucessões”, o simpósio teve a mediação da Coordenadora do Curso de Direito e também do Simpósio, Dra. Cibele Rodrigues, e da Dra. Naiara Bianchi, representando o IBDFAM de Araçatuba.
“O Simpósio não só foi um marco para o nosso curso, como também uma oportunidade única de aprendizado e de conexão entre os futuros profissionais do Direito e grandes nomes do cenário jurídico nacional”, destacou Cibele.
O sucesso do 1º Simpósio de Direito do UniSALESIANO reafirma o compromisso da instituição com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais preparados para os desafios do Direito contemporâneo.