Uma atividade multidisciplinar reuniu acadêmicos dos cursos de Medicina e Direito do UniSALESIANO, em uma ação conjunta que simulou o julgamento ético de um caso real, inspirado em processos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

A iniciativa, organizada pelos docentes, o médico reumatologista, Dr. José Marques Filho, e o juiz/desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. Emerson Sumariva Júnior, buscou promover a integração entre as duas áreas e oferecer aos alunos uma experiência prática e enriquecedora.

O julgamento simulado foi realizado dentro das disciplinas de Profissionalismo Médico e Direito Processual Civil I. A atividade consistiu na encenação de um processo ético-disciplinar relacionado a um caso de suicídio atendido por um médico, posteriormente denunciado ao Conselho.

Segundo o docente José Marques, para garantir o realismo da simulação, todos os nomes dos envolvidos foram alterados, mas o roteiro seguiu a dinâmica real de um julgamento ético no CRM.

ATUAÇÃO

Os acadêmicos de Medicina assumiram papéis como médico denunciado, relator, revisor e secretário da sessão, enquanto os acadêmicos de Direito atuaram como advogados de defesa do médico, sob supervisão do professor Emerson.

“A participação dos alunos de Direito agregou ainda mais à dinâmica. Foi uma oportunidade para que todos entendessem melhor como funciona um julgamento ético, além de fomentar o respeito e a colaboração entre as áreas”, comentou o docente José Marques.

Por sua vez, o professor Emerson frisou que esse tipo de experiência proporciona um ganho técnico significativo para os futuros profissionais. “Os médicos passam a compreender a responsabilidade ética de sua atuação e os advogados conhecem de perto a prática da defesa de profissionais liberais em seus Conselhos”, concluiu.