O Coordenador das Engenharias (Elétrica, Mecânica e Mecatrônica) do UniSALESIANO, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, e a docente Cleide Henrique Avelino, participaram de uma missão técnica organizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Araçatuba à cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), nos dias 11 e 12 de março.
Conhecida como a “Capital da Eletrônica”, Santa Rita do Sapucaí é um dos principais polos de inovação e tecnologia do país, e a visita teve como objetivo conhecer de perto o ecossistema de empreendedorismo local, com a intenção de criar conexões estratégicas para fortalecer o setor de inovação em Araçatuba e região.
Entre os locais visitados, destacam-se a Incubadora Municipal Sinhá Moreira – PROINTEC, o projeto “Cidade Criativa, Cidade Feliz”, o Hacktown, o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (SINDVEL), a reunião com o Prefeito Leandro Mendes, o Sebrae, a FAI (Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação), a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE) e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL).
AVANÇADA
De acordo com o Coordenador das Engenharias, a missão proporcionou uma visão geral da realidade avançada do município mineiro no âmbito nacional. “Fomos muito bem acolhidos pelos representantes de cada uma das instituições visitadas, onde tivemos contato com processos e iniciativas de cada segmento e do poder público, que se mostra bastante atuante. Esses exemplos são fundamentais para iniciarmos a implantação do Centro de Inovação Tecnológica em Araçatuba e, num futuro próximo, também tornarmo-nos uma ‘Cidade Feliz'”, explicou.
Por sua vez, a docente Cleide disse ter sido possível compreender o resultado alcançado por Santa Rita do Sapucaí com a criação de uma cultura forte de empreendedorismo nos diversos segmentos locais, principalmente nas instituições de ensino, que fomentam o desenvolvimento local por meio da elaboração de projetos estimulados com suporte técnico e financeiro dos agentes locais. “A visita à cidade mineira, além de proporcionar uma rica troca de experiências, fortaleceu a parceria entre Araçatuba e Santa Rita do Sapucaí, que pode resultar em ações inovadoras e colaborativas, visando à criação de um ambiente ainda mais propício ao desenvolvimento tecnológico e à inovação na região”, concluiu.