Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Simpósio de Aprimoramento Profissional e Divulgação Científica em Medicina Veterinária, promovido pelo UniSALESIANO no último sábado, dia 22 de fevereiro.
O evento contou com palestras, mesas-redondas e a apresentação de 32 pôsteres elaborados pelos aprimorandos da Clínica Meu Pet e do Hospital Veterinário do UniSALESIANO.
Os veterinários preceptores avaliaram os trabalhos apresentados e elegeram os melhores pôsteres por área, além de uma premiação geral.
Confira os vencedores: na área de Anestesiologia, o 1º lugar ficou com o trabalho “Bloqueio subescalênico do plexo braquial guiado por ultrassom em bovino submetido à osteossíntese de úmero — Relato de caso”, e o 2º lugar com “Bloqueio do plexo braquial por meio de abordagem axilar guiado por ultrassom em cão submetido à revisão cirúrgica de rádio e ulna — Relato de caso”.
Em Fisiopatologia Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, o 1º lugar foi para “Osteossíntese de úmero em terço médio/proximal em bezerro da raça Nelore: Relato de Caso”, o 2º para “Musicoterapia para correção de distúrbio comportamental em equino — Relato de caso”, e o 3º para “Intoxicação natural por Leucaena Leucocephala em equídeo urbano”.
Na categoria Fisiopatologia Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais, o 1º lugar foi conquistado pelo trabalho “Gengivoestomatite em felino doméstico (Felis catus) submetido a extração dentária parcial — Relato de caso”, o 2º lugar por “Ossificação incompleta do centro da cavidade glenóide acessória caudal em cão — Relato de Caso”, e o 3º lugar por “Cardiomiopatia Dilatada Bilateral em Cão Doberman com Insuficiência Cardíaca Congestiva — Relato de Caso”.
Na área de Patologia, destacaram-se os relatos “Colangiocarcinoma em felino doméstico — Relato de Caso”, “Leiomiossarcoma vesical em felino — Relato de Caso” e “Adenocarcinoma em glândula hepatoide em cão — Relato de Caso”. Em Reprodução, o 1º lugar foi para “Ação do hidrogênio molecular na viabilidade dos espermatozoides”.
Na premiação geral, o 1º lugar ficou com “Gengivoestomatite em felino doméstico (Felis catus) submetido à extração dentária parcial — Relato de caso”, o 2º lugar com “Ossificação incompleta do centro da cavidade glenóide acessória caudal em cão — Relato de Caso”, e o 3º lugar com “Colangiocarcinoma em felino doméstico — Relato de Caso”.
INTERCÂMBIO
A diretora do Hospital Veterinário do UniSALESIANO, Tatiane Poló, afirmou que o evento foi uma oportunidade única para divulgar relatos de casos acompanhados pelos alunos, ao mesmo tempo em que promoveu o intercâmbio de conhecimentos entre futuros especialistas.
Para Lorrany R. Moura, acadêmica do 9º termo e que conquistou o 1º lugar na premiação geral, sua participação se tratou de uma experiência enriquecedora. “Ampliou meu conhecimento e aprofundou minha formação acadêmica, além de ter me dado a chance de desenvolver um trabalho científico junto a outros discentes”, contou.
Por sua vez, o acadêmico Gustavo Barbieri Gonçalves de Oliveira, do 7º termo, também disse ter sido incrível apresentar um caso no simpósio. “É uma sensação muito gratificante de poder compartilhar um caso com colegas de faculdade e futuros colegas de profissão, além da satisfação pessoal de compartilhar algo que eu tive a experiência”, comentou ele, ao citar que gostou de ter assistido a trabalho de TCR dos aprimorandos da Clínica Meu Pet. “É uma experiência que, com certeza, vai agregar muito para quando eu for apresentar o meu TCC.”