A recém-formada em Biomedicina do UniSALESIANO, Stella Martiano Turrini, de 21 anos, alcançou uma grande conquista ao ser aprovada no mestrado da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em Estomatologia e Psiconeuroimunologia, com destaque: obteve a 2ª colocação no processo seletivo, entre diversos candidatos. O resultado, divulgado no dia 28 de janeiro, marca o início de uma nova jornada para Stella, que agora dará continuidade aos seus estudos na área de saúde.

Ela explica que o processo seletivo para o mestrado incluiu uma prova dissertiva, uma avaliação curricular e uma entrevista. “Me preparei muito tempo antes, estudando as matérias e me aprofundando nos temas que seriam abordados no mestrado”, afirmou.

A biomédica lembrou que sua trajetória acadêmica começou cedo, ainda no 2º ano da faculdade, quando iniciou sua iniciação científica no UniSALESIANO, sob a orientação da Coordenadora do Curso de Biomedicina, Profª. Rossana Abud Cabrera Rosa, por meio do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da Instituição. O projeto de pesquisa foi na área de fisiologia, e Stella confirmou a importância dessa experiência: “Foi enriquecedor e fundamental para me abrir portas no meio acadêmico”, destacou.

Após concluir a iniciação científica no UniSALESIANO, Stella avançou para a UNESP, onde se dedicou a um novo projeto em Estomatologia, sob orientação do professor Daniel Bernabé. Nesse período, sua paixão pela área acadêmica se fortaleceu, o que levou a tomar a decisão de seguir no mestrado. “A iniciação científica não só nos enriquece na área de estudo, mas também nos dá uma visão ampla do processo acadêmico, ajudando a nos posicionar como futuros profissionais da área”, contou.

Durante sua trajetória, Stella se dedicou a dois projetos de pesquisa de grande relevância: um sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer e as modificações orgânicas envolvidas no processo, e outro sobre o desenvolvimento de um protocolo para cultivo de células epiteliais normais e neoplásicas com soro e plasma humano. Esses estudos forneceram a base científica necessária para que ela pudesse ingressar no mestrado com experiência prévia e um diferencial competitivo.

DOUTORADO

Agora, no mestrado, a biomédica se dedica à área de Estomatologia, uma paixão que cresceu ao longo dos últimos anos. “Estou muito empolgada para o que vem pela frente. Quero me desenvolver ao máximo durante o mestrado e seguir para o doutorado, pois acredito que nunca convém parar de estudar”, afirmou.

Ela também deixa um conselho importante para os futuros biomédicos do UniSALESIANO: “Aproveitem ao máximo as oportunidades que uma faculdade oferece, especialmente, a iniciação científica. Cada experiência acadêmica conta e abre portas para o futuro. Os quatro anos de curso passam muito rápido, e as escolhas que fazem são fundamentais.”

Stella também fez questão de agradecer a todos que apoiaram ao longo de sua jornada. “Fazer o Curso de Biomedicina no UniSALESIANO foi uma escolha certeira. Os professores, a coordenadora e toda a equipe foram fundamentais para meu crescimento acadêmico e profissional. Sou muito grata a todos”, concluiu.