Setenta e cinco novos médicos, integrantes da 2ª Turma de Medicina do UniSALESIANO, colaram grau no dia 12 de dezembro, na Igreja Universitária. A solenidade, transmitida ao vivo pelo canal oficial do UniSALESIANO no YouTube, reuniu espectadores de todo o Brasil.
A cerimônia da turma “Dr. Anderson Azevedo Dutra”, conduzida pelo Reitor da Instituição, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, foi acompanhada por familiares, amigos, docentes e autoridades.
A mesa diretora foi ocupada pelos membros da Reitoria: o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas; a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura; o Coordenador do Curso de Medicina, Dr. Antônio Poletto, demais docentes do curso, além do Reitor.
Um dos momentos mais marcantes foi o juramento proferido pela formanda, Natália Zaiter, representando a turma. Com palavras que reforçam o compromisso ético e humanitário da profissão médica, seus dizeres emocionaram os presentes. Na sequência, o Reitor realizou a imposição do grau de médico aos formandos, oficializando a conquista de cada um deles.
A cerimônia também contou com discursos inspiradores. A médica Gabriely Souza Campos, oradora da turma, destacou a importância do apoio das famílias e dos professores durante os anos de estudo. Já o paraninfo da turma, Professor Dr. Anderson Azevedo Dutra, enalteceu a trajetória de superação e empenho dos alunos.
Outro momento especial foi a entrega da Medalha Dom Bosco, concedida à médica Natália Furlaneto Barbosa, em reconhecimento ao seu excelente desempenho acadêmico e dedicação ao longo do curso.
Em uma homenagem repleta de emoção, os formandos prestaram tributo aos entes queridos ausentes e, de pé, agradeceram aos pais, que foram presenteados com lembranças pelos filhos.
MARCO
A cerimônia foi encerrada com palavras de incentivo e esperança do Reitor. “Cada formatura traz àqueles que participam uma emoção única e diferente. Parabéns, Turma 2, pelo marco que vocês não só fizeram em suas vidas, com a escolha do Curso de Medicina, mas também deixam aqui no UniSALESIANO”, celebrou.
Pe. Paulo relembrou ainda a importância do ano de 2024 para a comunidade salesiana, marcado pelos 75 anos da presença salesiana em Araçatuba e pela visita do Reitor-Mor, Padre Ángel Fernández Artime, 10º sucessor de Dom Bosco. Ele também destacou que a formatura acontece em um momento especial para a Instituição que, em 2025, celebrará 20 anos de seu credenciamento como Centro Universitário.
O Reitor comparou a jornada acadêmica ao preparo em terra firme e encorajou os novos médicos a enfrentarem o “mar de oportunidades e desafios” que os espera. “Que seja um momento tão bonito e grandioso como o que viveram aqui, nesse período de formação.”
Na saída, os formandos foram surpreendidos por uma apresentação da bateria da Atlética do Curso de Medicina, encerrando a noite em clima de celebração.