O UniSALESIANO promoveu a 3ª apresentação do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), no dia 7 de dezembro. Trata-se de um evento virtual que reuniu acadêmicos e professores para compartilhar e valorizar 40 trabalhos de iniciação científica desenvolvidos ao longo do ciclo 2023/2024.

A apresentação, organizada pela Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, sob a coordenação do Prof. Dr. André Ornellas, teve por intuito valorizar e divulgar as pesquisas realizadas pelos acadêmicos da Instituição, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e professores. Segundo o Coordenador do PIBIC, Prof. Paulo Umeno Koeke, o evento foi positivo e atingiu seus objetivos. “O conhecimento foi amplamente explorado, com os professores coordenadores de seção conduzindo as apresentações de forma exemplar e estimulando o raciocínio crítico dos participantes”, comentou.

Dentre os trabalhos apresentados, alguns se destacaram pela relevância e inovação, como “Aplicabilidade do Sistema Internacional de Relato de Citopatologia de Líquidos Serosos na Cidade de Araçatuba – SP”, desenvolvido pelos alunos de Medicina, Caio Rodrigo dos Santos e Daniel José Castilho da Silva, com orientação do Prof. José Cândido Caldeira Xavier Júnior; “Engagement Acadêmico: Uma Investigação em Estudantes Universitários na Cidade de Araçatuba”, da acadêmica de Fisioterapia, Leticia Okasaki de Souza, orientada pela Profª. Luciana Passos Marcondes; “Influência do Descontrole Glicêmico Sobre a Modulação Autonômica de Crianças e Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1”, realizado pela acadêmica de Medicina, Gisele Carla Gonçalves dos Santos, sob orientação da docente Bruna Gabriele Biffe; e “O Direito Contratual na Economia Digital: Smart Contracts, Blockchain e Visual Law”, do aluno de Direito, Mateus Pereira de Almeida, orientado pelo Prof. Vinicius Roberto Prioli de Souza.

De acordo com Koeke, todos os trabalhos apresentados podem ser consultados no Caderno de Resumos, que estará disponível em breve no site oficial do UniSALESIANO. Ele lembrou ainda do apoio indispensável da Reitoria, do Comitê Científico, da equipe do CPD e dos professores que atuaram como coordenadores de seção, incluindo o Prof. Me. Leandro Paschoali Rodrigues Gomes, Profa. Dra. Luciana Marcatto Fernandes Lhamas, Prof. Me. Alexandre Victor Romero, Profa. Ma. Flavia Cristina Santiago de Oliveira, Profa. Ma. Ana Claudia Souza Costa, Profa. Ma. Luciana Coimbra De Mello e Prof. Dr. Rafael Silva Cipriano.