Unindo tecnologia, educação e consciência ambiental, os acadêmicos do Curso de Jogos Digitais, Ayumi Ubara, Juliana Batagelo e Rafael Alvez, desenvolveram um jogo mobile como parte das disciplinas de Programação para Dispositivos Móveis 3, ministrada pelo Prof. Anderson Kanegae, e Atividades Complementares de Meio Ambiente, conduzida pelo docente James Clauton da Silva.

Desenvolvido na engine Unity, o projeto busca ensinar, de forma lúdica e didática, a importância da coleta seletiva, incentivando práticas sustentáveis.

O jogo apresenta mecânicas simples, pensadas para públicos de todas as idades. Os jogadores assumem o papel de um “defensor ambiental”, organizando resíduos em lixeiras apropriadas: papel, plástico, vidro e metal. Ao descartar os itens corretamente, acumulam pontos e desbloqueiam novos níveis, que introduzem conceitos como o reaproveitamento de materiais e os impactos positivos da reciclagem no meio ambiente.

“Queríamos criar algo educativo, que fosse ao mesmo tempo divertido e intuitivo”, disse Juliana, responsável pelo design visual e pelos personagens do jogo.

A escolha da Unity como plataforma foi estratégica. Ayumi, responsável pela programação, explicou que ela é fácil de integrar diferentes mecânicas e possui compatibilidade com dispositivos móveis. “Ela nos permitiu criar um produto otimizado e interativo”, completou.

Por sua vez, o aluno Rafael, encarregado do design dos cenários, trouxe um toque realista aos ambientes: “Queríamos que os cenários transmitissem a ideia de que cada ambiente precisa ser cuidado, independente de onde estamos.”

O projeto também reflete o aprendizado da disciplina Atividades Complementares de Meio Ambiente, com foco na importância da conscientização ambiental. Segundo os acadêmicos, a colaboração entre as disciplinas técnicas e de conteúdo foi essencial para unir tecnologia e educação de maneira eficiente.

De acordo com o professor Anderson, o grupo conseguiu aliar tecnologia e impacto social de maneira exemplar. “É gratificante ver como o conteúdo técnico pode ser aplicado em projetos com propósito.”

Com grande potencial para uso em escolas e campanhas de conscientização ambiental, o jogo ensina sobre coleta seletiva, ao mesmo tempo que incentiva reflexões sobre hábitos cotidianos.

Os alunos planejam expandir o projeto, incluindo novas funcionalidades, como explicações sobre compostagem, dicas para reduzir resíduos e missões que promovam o consumo consciente. “Queremos que o jogo alcance mais pessoas e promova mudanças reais de comportamento”, finalizam os desenvolvedores.