Uma experiência interdisciplinar marcou o aprendizado dos alunos do 6º termo do Curso de Nutrição do UniSALESIANO, por meio de uma aula sobre “Aspectos gerais e atuais na oncologia”, ministrada pelas acadêmicas do Curso de Medicina, no dia 13 de novembro.
A atividade integrou a disciplina “Nutrição Clínica e Fisiopatologia II”, ministrada pela docente Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, sob a supervisão da Coordenadora do Curso de Nutrição, Profª. Ariadine Pires.
As acadêmicas Ester Paula Viveiros e Mariana Chaiber Gabriel, que são integrantes da Liga de Oncologia, apresentaram o conteúdo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos futuros nutricionistas sobre a fisiopatologia e a dietoterapia em oncologia.
MUNDIAL
Segundo elas, a atuação conjunta de profissionais da saúde no combate ao câncer é uma das principais questões de saúde pública mundial. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, até 2025, o Brasil registre 704 mil novos casos anuais de câncer.
“Esses dados reforçam a relevância de formar profissionais com um olhar multidisciplinar, aptos a contribuir na prevenção, no tratamento e na promoção da saúde”, destacaram.
Além dos 32 alunos de Nutrição, participaram da aula os 21 membros da Liga de Oncologia do Curso de Medicina, acompanhados por seus preceptores, o mastologista Dr. Caio Saito e a enfermeira e professora, Laila Marcelino Franco, que também orientaram a apresentação.
SAÚDE
Para a docente Daniela, momentos como este são essenciais para sensibilizar os alunos sobre a importância da integração entre áreas distintas da saúde. “No mês de outubro, enfatizamos a conscientização da prevenção do câncer de mama, o mais incidente em mulheres, e, em novembro, o câncer de próstata, mais incidente em homens. A proposta da aula foi evidenciar essas temáticas e destacar a relevância do trabalho em equipe multidisciplinar no tratamento, prevenção e promoção da saúde”, ressaltou.
Já a Coordenadora Ariadine ressaltou o impacto positivo da prática interdisciplinar. “A interdisciplinaridade entre Nutrição e Medicina é fundamental para construir um conhecimento mais integrado. Ao romper com os padrões tradicionais, que separam as disciplinas, ela proporciona uma visão mais ampla e sistêmica. Essa abordagem prepara os alunos para os desafios futuros, enriquecendo-os com conhecimento significativo e relevante”, concluiu.