Acadêmicos dos Cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica do UniSALESIANO foram protagonistas de um evento voltado à inovação, realizado dentro da disciplina “Laboratório de Eletrônica 2”, ministrada pelo docente Edval Rodrigues, entres os meses de outubro e novembro deste ano.
O Hackathon de Eletrônica e Computação Quântica, que teve por objetivo engajar os alunos em um dos temas mais avançados da atualidade, desafiou os participantes a integrarem conceitos de computação quântica a projetos práticos de eletrônica.
“A ideia surgiu a partir de uma parceria com Renato Gomes dos Reis, mestrando da Unesp de Bauru na área de computação, que ministrou um seminário introdutório para as turmas de Laboratório de Eletrônica 2”, explicou Edval.
Com o sucesso do seminário, o docente propôs o Hackathon, adotando um formato amplamente reconhecido em empresas e universidades, para proporcionar aos acadêmicos uma experiência de aprendizado dinâmica e desafiadora.
No regulamento, os participantes foram orientados a modificar um programa de controle de motores, incorporando conceitos de inteligência artificial e computação quântica, testar o código em um simulador virtual como o Proteus, construir o circuito físico e apresentar o resultado por meio de um vídeo explicativo.
“Os grupos tiveram uma semana para desenvolver as soluções e demonstraram grande empenho. Inicialmente, estavam previstos três troféus, mas, devido à qualidade dos trabalhos apresentados, seis grupos foram premiados”, anunciou Edval, ao relatar que os alunos conseguiram aplicar conceitos avançados de maneira prática, tanto no simulador quanto nos circuitos físicos.
DOUTORADO
O evento também abriu portas para futuras colaborações com a Unesp de Bauru, já que Renato Gomes dos Reis demonstrou interesse em continuar desenvolvendo atividades conjuntas durante seu doutorado. “Além disso, está planejado um curso mais abrangente sobre computação quântica para o próximo ano”, citou Edval.
Para o Coordenador dos Cursos de Engenharias, Prof. Nelson Hitoshi Takiy, O Hackathon foi considerado uma experiência enriquecedora, que uniu teoria e prática, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o uso de tecnologias de ponta. “Além de preparar os alunos para desafios reais, o evento mostrou o compromisso do UniSALESIANO com a inovação e o desenvolvimento acadêmico”, concluiu.