O Laboratório de Anatomia Humana do UniSALESIANO foi transformado em um espaço de aprendizado e mistério, no último dia 30 de outubro, com a realização do “Anatomy Day”. O evento, que trouxe uma abordagem temática inspirada no Halloween, recebeu, aproximadamente, 400 visitantes, entre alunos, funcionários e demais membros da comunidade acadêmica. Tratou-se de um dia cheio de experiência imersiva e interativa com o corpo humano.

Organizado pela Prof.ª Dra. Simone Galbiati Terçariol, que é Coordenadora do Laboratório e docente da disciplina de Anatomia Humana, e pela presidente da Liga Acadêmica de Anatomia Humana e Dissecação (LAAHD), a acadêmica Fernanda Ferraz Gonçalves, o evento contou também com o apoio dos membros da Liga, que decoraram o ambiente para proporcionar uma atmosfera lúdica e educativa. Além da professora, colaboraram os auxiliares de laboratório, Joelma Cícera Martins de Andrade, Tiago Ornellas e Andressa Gudaitz.

“Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas nem todos conhecem sua complexidade. Por isso, a exposição é essencial para informar e promover o cuidado com o corpo”, afirmou Simone.

ADESÃO

Dividido em dois períodos, o evento abriu as portas do laboratório aos funcionários do UniSALESIANO, entre 16h e 18h, e aos alunos dos cursos do período noturno, das 19h às 22h. “A adesão superou as expectativas, com cerca de 50 funcionários e aproximadamente 370 alunos circulando pelo local, onde puderam observar peças anatômicas, tirar dúvidas e compreender mais sobre o funcionamento do corpo humano”, comentou a docente.

De acordo com Simone, o ambiente do laboratório, com decoração enriquecida por elementos temáticos do Halloween, quebrou o estigma de que o estudo anatômico é distante ou inacessível. Esqueletos, órgãos e músculos foram apresentados em uma perspectiva lúdica e instigante, facilitando o engajamento e o interesse dos visitantes.

“O objetivo foi aproximar a anatomia dos alunos e funcionários que, geralmente, não têm contato com o laboratório, tornando o conhecimento mais acessível e menos intimidador”, explicou.

Os organizadores comemoraram o sucesso da iniciativa por conta da admiração mostrada pelos participantes com a riqueza do corpo humano e com a forma como o evento foi conduzido. “A experiência proporcionada aos visitantes superou nossas expectativas, e estamos muito satisfeitos com o resultado”, concluiu Simone.