A acadêmica Letícia Okasaki de Souza, do 8º termo de Fisioterapia do UniSALESIANO, celebrou a aprovação de seu projeto de Iniciação Científica (PIBIC) 2023 para o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) 2024. A aprovação representa, para Letícia, “uma imensa satisfação e honra”, resultado do esforço de um ano em uma pesquisa com relevância acadêmica e impacto social.

Letícia explica que o projeto visa compreender como estudantes de Fisioterapia, especialmente aqueles que conciliam estudo e trabalho, lidam com o equilíbrio entre essas atividades e como isso afeta seu bem-estar.

“Esse tema está diretamente relacionado ao ODS 3 da Agenda 2030 da ONU, que busca promover saúde e bem-estar para todos”, destacou a jovem, ao acrescentar que o trabalho também dialoga com o ODS 4, voltado à educação de qualidade. “Nesse caso, saúde mental e bem-estar são cruciais para o sucesso acadêmico”.

DECISIVOS

Para a acadêmica, o suporte dos professores e a estrutura do UniSALESIANO foram fatores decisivos para o sucesso da pesquisa. As orientadoras Prof.ª Dr.ª Luciana Passos Marcondes Scarsiotta e Prof.ª Me. Laís Passos Marcondes acompanharam cada etapa do trabalho, oferecendo orientações que Letícia considera essenciais.

Ela vê a participação no CONIC como uma oportunidade valiosa para representar o UniSALESIANO e trocar experiências com pesquisadores de diferentes áreas. “É uma honra compartilhar nossa pesquisa em um evento dessa magnitude”, afirmou.

A participação no CONIC 2024 será, segundo Letícia, um diferencial em sua carreira, ampliando sua visão sobre pesquisa e proporcionando conexões com profissionais da área. Ela planeja expandir o estudo, incluindo acadêmicos de outros cursos e aprofundando as análises dos dados.

“Desejo inspirar outros alunos a participarem de projetos de Iniciação Científica e meu conselho é que se dediquem de coração à pesquisa, aproveitando ao máximo a orientação dos professores, que são verdadeiros mentores”, disse.