O Outubro Rosa Pet, iniciativa do UniSALESIANO, foi marcado por dois eventos dedicados à conscientização sobre o câncer de mama em animais de estimação. A médica veterinária, Tatiane Poló, Diretora do Hospital Veterinário da Instituição e da Clínica Meu Pet, liderou as atividades que visam educar tutores sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
No dia 19 de outubro, o Enjoy Park foi o cenário do primeiro evento, onde cerca de 60 pessoas se reuniram para um encontro especial em prol da prevenção do câncer de mama em pets. Com a participação de parceiros das instituições, o evento ofereceu brindes e atividades para os animais.
Tatiane destacou a presença de tutores que trouxeram seus pets que venceram a batalha contra o câncer de mama, bem como aqueles que nunca enfrentaram a doença, mas estavam lá em apoio à causa.
“Foi um encontro para chamar a atenção das pessoas para a prevenção do câncer de mama em pets. Tivemos uma ampla participação, e foi gratificante ver a mobilização da comunidade”, comentou.
ORIENTAÇÕES
Na última segunda-feira, dia 29, as atividades continuaram na Clínica Meu Pet, onde acadêmicos do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO, acompanhados de aprimorandos em cirurgia e a oncologista, Dra. Josiane Morais Pazzini, ofereceram orientações aos tutores sobre como prevenir e diagnosticar o câncer de mama.
Durante a tarde, 33 animais, entre cães e gatos, passaram pela clínica para exames das mamas, e todos receberam brindes e bandanas personalizadas em apoio à campanha.
A médica veterinária ressaltou a importância da castração como método preventivo e a necessidade de ensinar os tutores a realizar a palpação das mamas em casa. “É fundamental que os tutores estejam atentos e saibam como fazer a palpação das mamas. A detecção precoce é crucial para o tratamento efetivo”, enfatizou.
Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, o Outubro Rosa Pet tem por objetivo promover a conscientização sobre uma doença que afeta também os animais, ao mesmo tempo que fortalece a união entre a comunidade veterinária e os tutores, reforçando a importância da saúde e bem-estar dos pets. “A iniciativa é um convite à reflexão e à ação, com destaque para a responsabilidade de todos na prevenção do câncer de mama nos animais de estimação”, concluiu.