Um grupo formado por acadêmicos de diversos termos do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO, participou de uma atividade prática, nos dias 18 e 19 de outubro, que abordou os princípios da eletroferese e suas aplicações diagnósticas.

O projeto foi orientado pelas docentes Bianca Elvira Belardi, responsável pela disciplina de Fisiologia Humana, e Thais Veronica Saori Tsosura Chiba, de Hematologia.

De acordo com Bianca, o objetivo do evento foi elucidar os conceitos primários e essenciais para a compreensão das técnicas baseadas na eletroforese, além de destacar sua relevância no diagnóstico clínico e molecular dentro da área das ciências biomédicas.

“A eletroforese é uma técnica fundamental que permite a separação de moléculas, como proteínas e ácidos nucleicos, com base em suas cargas elétricas e tamanhos, sendo amplamente utilizada em diagnósticos laboratoriais”, explicou.

A prática central da atividade foi a execução do “Western Blotting”, um método específico de eletroforese para a separação de proteínas. “Durante o processo, os participantes tiveram a oportunidade de preparar as amostras, confeccionar géis de poliacrilamida, realizar a corrida eletroforética e concluir a técnica com a transferência das proteínas para uma membrana”, explicou a docente.

PAPEL

Segundo ela, o uso dessa técnica é essencial para o diagnóstico de diversas condições médicas, como doenças autoimunes e patologias que envolvem alterações proteicas. “Além disso, o aprendizado prático proporcionou aos alunos uma compreensão mais profunda do papel da eletroforese na identificação de biomarcadores importantes na medicina laboratorial”, completou.

Já a docente Thais ressaltou que a prática permite aos acadêmicos vivenciarem cada etapa da técnica, compreendendo os princípios e a aplicação clínica de cada procedimento. “Este tipo de atividade prática reforça o compromisso do Curso de Biomedicina do UniSALESIANO com a formação qualificada e o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais para o mercado de trabalho, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e diretamente ligada à atuação profissional na área da saúde”, concluiu.