A Liga Acadêmica de Hematologia e Imunologia São Miguel Arcanjo (LAHISMA), em parceria com a Escola Estadual “Prof. José Arantes Terra”, promoveu atividades da Feira de Ciências, ocorrida recentemente. O evento, que contou com a presença de cerca de 300 alunos do Ensino Fundamental e Médio, aconteceu na sede da escola, no bairro Alvorada, em Araçatuba.

Sob a coordenação da professora Adriana C. R. Almeida e o apoio do acadêmico de Medicina, Vinícius Marinho Carvalho, a LAHISMA desenvolveu demonstrações de tipagem sanguínea em lâmina e aferição de pressão arterial. A iniciativa foi apoiada pela Coordenação do Curso de Medicina, atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Ensino da Região de Araçatuba.

“O objetivo foi proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental uma introdução ao tema, utilizando a curiosidade natural sobre o tipo sanguíneo como porta de entrada. Embora não tenha sido uma tipagem com rigor laboratorial, a ideia era aproximá-los da imunologia de forma leve e prática”, explicou Vinícius.

ELISA

Além de despertar o interesse dos alunos sobre a tipagem sanguínea, o projeto ressaltou a importância da imunologia na área da saúde, abrangendo exames clínicos, como os baseados no método ELISA, fundamentais no diagnóstico de doenças virais, como a Covid-19. Vinícius ainda destacou a relevância da imunologia para práticas como transfusões de sangue, transplantes de órgãos e tratamentos de câncer, trazendo uma visão prática e aplicada da disciplina aos estudantes.

“A LAHISMA conseguiu demonstrar a relevância da imunologia no dia a dia, contribuindo para despertar nos alunos da escola o interesse pela área de ciências médicas e pela compreensão da saúde de maneira mais ampla”, finalizou Adriana.