O UniSALESIANO, reconhecido por sua participação ativa em processos eleitorais, mantém sua tradição de colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Desde 1992, a Instituição tem atuado como Assistente Técnico, auxiliando voluntariamente nos locais de votação e na sede do Cartório Eleitoral de Araçatuba.

Nesta eleição municipal, ocorrida no último domingo, dia 6 de outubro, 60 acadêmicos dos Cursos de Engenharia e Tecnologias estiveram envolvidos nas atividades eleitorais. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da chefe do Cartório da 299ª Zona Eleitoral, Fabiana Camargo de Oliveira Silva, e do chefe do Cartório da 11ª Zona Eleitoral, Flávio Stipp Vaz.

O grupo, composto por alunos e docentes, foi mobilizado para prestar apoio técnico e orientações aos eleitores. Uniformizados, os acadêmicos foram alocados em todas as escolas onde há seções eleitorais, iniciando seus trabalhos às 7h30 e encerrando às 17h, com o término do período eleitoral.

Além disso, uma equipe de aproximadamente 30 acadêmicos foi designada para atuar na sede do Cartório Eleitoral, começando suas atividades às 16h. Eles foram responsáveis por recepcionar as urnas lacradas e os documentos de votação, finalizando suas tarefas por volta de 20h30, quando chegam as últimas urnas.

Conforme destacado pelo Coordenador dos Cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, Prof. Nelson Takiy, essa parceria é coordenada pelo Dr. Carlos Augusto de Souza Miranda, Juiz Eleitoral da 11ª ZE/SP, e pelo Dr. Antonio Fernando Sanches Batagelo, Juiz Eleitoral da 299ª ZE/SP.

“A participação do UniSALESIANO nesse processo reforça o compromisso da Instituição com a cidadania e oferece aos acadêmicos uma experiência prática valiosa em um ambiente de grande relevância social”, disse Prof. Nelson.

Já o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, que é também o coordenador geral da atividade, afirmou que a atuação dos acadêmicos em um evento de tamanha importância cívica é um exemplo claro do quanto o UniSALESIANO está comprometido com o desenvolvimento de profissionais preparados e conscientes de seu papel social.

“Esse tipo de experiência prática, aliada ao aprendizado teórico em sala de aula, forma cidadãos mais engajados e preparados para contribuir de maneira significativa com a sociedade,” frisou.

A equipe também contou com a supervisão dos professores Francisco Antonio de Sousa e Giuliano Mikael Tonelo Pincerato.