As psicólogas Maria Luiza Torres Dias Felício, Mariana Rossini Gripa e Milena Roveran Crispim, formadas pelo UniSALESIANO, tiveram o trabalho de conclusão de curso publicado na Revista da Universidade Federal do Paraná.

O artigo, que foi orientado pela Profª. Vivian Aline Preto, com auxílio da enfermeira Jéssica Moreira Fernandes, tem como título “O suporte à saúde mental de gestantes e puérperas nos serviços de saúde”.

A pesquisa teve por objetivo constatar se houve acompanhamento psicológico adequado à saúde mental de mulheres durante a gestação e puerpério nos serviços de saúde.

De acordo com Vivian, foi possível identificar que a falta de acompanhamento à saúde mental durante o pré-natal e puerpério não é um déficit relacionado a um modelo específico de serviço de saúde, visto que, com base nas respostas obtidas, tanto mulheres que realizaram seu pré-natal em serviços privados ou através de convênio, quanto aquelas que declaram utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde), não tiveram acompanhamento psicológico profissional adequado.

INTEGRAL

“Desse modo, reafirma-se a importância do acompanhamento psicológico às gestantes e puérperas como forma de assegurar uma atenção integral, capaz de compreender as demandas físicas e emocionais envolvidas nesse período”, explicou.

As autoras chegaram à conclusão que há necessidade de investimentos e amparos nesse setor, e no que tange a saúde mental das mulheres grávidas e puérperas, tendo em vista todas as mudanças físicas e psicológicas que elas sofrem, além de questões sociais, culturais e de saúde pública.

Para acessar o artigo basta clicar no link.