O Curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO, sob a coordenação da Profª. Lilian Pacchioni, realizou a primeira edição do “StoryLab – Encontro Comunicativo“, nos dias 27 e 28 de agosto. Com o tema central focado em mídia, produção, planejamento e veiculação, o evento teve como objetivo principal discutir temáticas essenciais para o universo da comunicação, promovendo um diálogo entre teoria e prática em um encontro com profissionais.
O cronograma deu início no dia 27, das 21h às 22h30, no Auditório B do UniSALESIANO, com uma roda de conversa que reuniu quatro profissionais da Agência Ritmo, de Araçatuba. Entre os convidados estavam Fernanda Mariano, Evandro Takao, Rafaela Rizzo e Sílvio Fernando Calhiari Jr., que compartilharam suas experiências e os desafios enfrentados no dia a dia de uma agência de publicidade.
A conversa destacou a diversidade de formatos de trabalho adotados pelas agências, além de apresentar cases interessantes que ilustram a criatividade e a resiliência necessárias no setor publicitário.
TENDÊNCIAS
No dia 28 de agosto, das 19h15 às 21h, no Auditório A, o evento contou com a presença de dois profissionais representando importantes veículos de comunicação: Luana Sutherland, da TV TEM, e Alessandro Coffaci, da Incrível Outdoor. Durante o encontro, foram abordadas as particularidades da compra e venda de mídia, o processo de elaboração do mapa de mídia, e as novas tendências de formatos publicitários. Também foi enfatizada a importância da atenção às regulamentações específicas para categorias especiais de anunciantes, como bebidas alcoólicas, propagandas eleitorais e medicamentos, reforçando a relevância do conhecimento legal na produção publicitária.
De acordo com Lilian, uma das iniciativas mais marcantes desta primeira edição foi o delineamento das ideias na seleção dos convidados e criação do nome e do logotipo do evento pelos próprios alunos, orientados pela Profª. Eliane Cintra R. Montresol, assegurando a identidade visual única que poderá ser utilizada em futuras edições. “Além de envolver os acadêmicos processo criativo, a atividade destacou a importância da construção de uma marca consistente e memorável”, afirmou.
A coordenadora ressaltou ainda que O “StoryLab – Encontro Comunicativo” cumpriu seu papel ao proporcionar um espaço de troca entre alunos e profissionais, ressaltando a importância do planejamento de campanhas publicitárias e da escolha criteriosa dos veículos de comunicação.