O Campeonato de Futebol Oratório Dom Bosco, em comemoração ao aniversário de Dom Bosco, fundador dos salesianos, foi iniciado no dia 24 de agosto e promete agitar os sábados na região dos bairros Água Branca 1, 2 e 3, em Araçatuba.

O torneio, organizado pelo Curso de Educação Física do UniSALESIANO, conta com a participação de cinco equipes, divididas em duas categorias: três times na categoria acima de 12 anos e dois na categoria abaixo de 12 anos. “Essa divisão permite que jovens de diferentes idades participem e se destaquem em um ambiente competitivo e inclusivo”, explicou o docente do Curso de Educação Física, Prof. Ivo Pedon.

De acordo com Ivo, o campeonato é realizado em formato de todos contra todos, oferecendo a cada equipe a oportunidade de jogar múltiplas partidas contra seus adversários, garantindo que os jovens atletas possam mostrar todo o seu talento. “Esse modelo também promove a interação entre os participantes e aumenta a competitividade em cada jogo”, ressaltou.

Além dos jogos, que são promovidos aos sábados, o campeonato se tornou um ponto de encontro para famílias e amigos, que se reúnem para apoiar os jovens.

PREMIAÇÃO

A classificação das equipes será baseada na pontuação acumulada ao longo do torneio, com os times mais bem colocados sendo premiados ao final. “Além do troféu para o campeão, os três primeiros colocados de cada categoria receberão medalhas em reconhecimento ao seu desempenho e dedicação”, disse Ivo.

Conforme o professor, mais do que uma competição, o Campeonato de Futebol do Oratório Dom Bosco é uma ferramenta de desenvolvimento para os jovens. O futebol, como atividade central, reforça valores essenciais como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. Além disso, proporciona momentos de socialização e lazer, contribuindo para o bem-estar dos participantes.

“O campeonato, que continuará até o final de setembro, é uma verdadeira celebração do esporte e da amizade. Aos sábados, a bola rola e a comunidade se une para apoiar esses jovens talentos, que, mais do que nunca, estão aprendendo e crescendo através do futebol”, finalizou.