Acadêmicos do “VAMS” – Voluntariado Acadêmico Missionário Salesiano participaram da “Celebração de Envio”, realizada na Capela do Centro de Convivência do UniSALESIANO, pelo Reitor da Instituição, Pe. Paulo Vendrame, SDB e pelo Pró-reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, na noite da saída para o Mato Grosso (27 de junho).

Na oportunidade, Pe. Vendrame deu a bênção ao grupo, incentivou com palavras do Evangelho para a jornada e explicou aos presentes o significado de cada sigla do projeto do UniSALESIANO – VAMS.

“Voluntariado enfatiza o espírito de serviço e dedicação; o olhar acadêmico direciona os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Já a dimensão missionária leva os voluntários a uma experiência de imersão cultural e espiritual cristã, e o salesiano refere-se à identidade do projeto, alinhada com os valores e a pedagogia de Dom Bosco”, explicou.

Aproximadamente 50 pessoas visitarão as aldeias indígenas de Meruri (Etnia Boe-Bororo) e São Marcos (Etnia Xavante), onde permanecerão até o dia 8 de julho. Durante esse período, os voluntários realizarão diversas atividades acadêmicas e culturais, visando proporcionar assistência e troca de conhecimentos com as comunidades indígenas.

Segundo Pe. Paulo Jácomo, que é membro da Comissão Organizadora do VAMS, o projeto vai além da assistência imediata. “É uma oportunidade para nossos alunos aplicarem seus conhecimentos de forma prática, colaborando diretamente com as necessidades locais”, destacou.

As atividades acadêmicas, planejadas ao longo de um ano, ocorrerão durante as manhãs e serão baseadas em documentos desenvolvidos pelos coordenadores dos cursos de Graduação. À tarde, os voluntários participarão de eventos culturais e recreativos, incluindo interações com as famílias, em especial com as crianças e adolescentes , com celebrações como a tradicional festa junina.

“A missão do VAMS reafirma o compromisso do UniSALESIANO com a responsabilidade social e a formação de profissionais comprometidos com a transformação positiva das comunidades que servem”, concluiu o Reitor.