Esperança é a palavra-chave definida para ser trabalhada no mês de setembro, dentro do projeto Estreinha, da Pastoral Universitária do UniSALESIANO. A escolha se deu baseada em três acontecimentos: mês da Bíblia, da Primavera e da Pátria.
“A Bíblia traz a esperança de vida nova e vida eterna. Já a primavera tem a dimensão pascal, que é quando ocorre a ressurreição da natureza após o inverno e a de Jesus Cristo”, explicou o Pós-reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski, ao lembrar que a Páscoa, no hemisfério norte, é celebrada em setembro.
E, por fim, é o mês da Pátria, em que será enfatizada a frase da bandeira do Brasil – “Ordem e Progresso”. “Setembro antecede o mês das eleições majoritárias e queremos alimentar a esperança do povo para a escolha de bons dirigentes”, completou.
Pe. Waldomiro define a palavra esperança como aquilo que antecipa a glória, a vitória. Para ele, está errado dizer que a esperança é a primeira que nasce e a última que morre. “Nunca morre. Como cristãos, levamos a esperança conosco para o céu, esperando pela vida eterna”, declarou.
No UniSALESIANO, a Pastoral Universitária vai expor cartazes coloridos e floridos com a palavra pelos corredores e também apresentá-la nas celebrações.
O projeto Estreinha tem por objetivo dar ênfase aos valores eternos na vida do ser humano. A ideia partiu do pró-reitor de Pastoral, que se baseou na Estreia do Reitor-Mor dos salesianos. “O autor dessa Estreia é o próprio Dom Bosco, que colocava para os salesianos uma palavra-chave para nortear a conduta e o trabalho ao longo do ano. E nós elaboramos nossa Estreinha, no diminutivo, porque serão mensal”, concluiu.